top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Julgamento que pode cassar mandato de Moro começa no início de abril


(Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) agendou o início do julgamento que poderá resultar na cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) para o dia 1º de abril.


Moro, que foi juiz na operação Lava Jato, enfrenta acusações de abuso de poder econômico em duas ações relacionadas à sua pré-campanha eleitoral em 2022. O senador nega as acusações.


O processo ficou paralisado depois que o mandato do juiz titular Thiago Paiva dos Santos acabou em 23 de janeiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou o advogado José Rodrigo Sade para a vaga. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (22) e ele será empossado no dia 6 de março, completando assim a composição da corte que vai julgar o senador.


O presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, estabeleceu três datas para as sessões do julgamento: 1º, 3 e 8 de abril.


As acusações contra Moro incluem abuso de poder econômico, caixa dois e uso indevido de meios de comunicação durante sua pré-campanha eleitoral. Os processos, analisados em conjunto, visam a cassação do mandato do senador.


Uma das ações foi movida pelo Partido Liberal (PL), enquanto a outra foi apresentada pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV). Ambas foram protocoladas em novembro e dezembro de 2022, após as eleições daquele ano.


Em um depoimento prestado ao TRE-PR em dezembro de 2023, o ex-ministro de Jair Bolsonaro afirmou que não obteve vantagem eleitoral e negou qualquer desequilíbrio eleitoral causado por atividades irregulares durante sua pré-campanha presidencial.


Quando o julgamento for iniciado, seis desembargadores comporão a sessão, a qual poderá se estender por mais de um dia. Todos os magistrados terão direito a voto, e em caso de empate, o presidente da Corte também participará da votação.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page