Julho registra temperatura média mais quente da história


(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revelam que, mesmo no inverno, os termômetros registraram no mês de julho as temperaturas mais altas dos últimos 77 anos no país. A média para o mês chegou a 22,8ºC, um aumento de 0,82 grau acima da média histórica registrada em 2015, fazendo de julho de 2022 o mais quente que se tem registro na história do Brasil para o período. A série histórica do Inmet tem início em 1945.

A meteorologista do Inmet Danielle Barros explica que, nos últimos anos, o país tem registrado invernos mais quentes. O desmatamento das florestas é uma das razões.

"A gente está tendo invernos mais quentes, principalmente nos últimos 10 anos. Isso aí pode estar relacionado muito à persistência de massas de ar quente sobre a região central. O que é comum, mas elas estão mais frequentes. Aumento também das áreas mais desmatadas que estão levando pouca chuva para região central nessa época do ano”, afirmou.

Mas esse evento não está restrito ao Brasil. O Reino Unido, por exemplo, registrou a temperatura mais alta de sua história. Segundo o serviço nacional de meteorologia do Reino Unido, os termômetros de Londres marcaram 40,2ºC em julho. Isso, na região norte do hemisfério terrestre, que está no verão.


Com a Agência Brasil

300x250_QuatroRodas.gif
728x90_PorqueArCondicionado.gif