Juliana vai ao Parque da Cidade e defende ecoturismo

Acompanhada do guia local Marcos, a candidata a prefeita de Niterói Juliana Benício (NOVO) passou a manhã deste sábado no Parque da Cidade.
Com o candidato a vice-prefeito, Willie Silva, Juliana foi recebida por moradores da área que se sentem alijados. “A falta de investimento turístico no parque é incompreensível. Afinal, o local atrai milhares de turistas que poderiam fazer visitas orientadas por moradores locais, profissionalizar o turismo é fundamental”, comentou Juliana.
A candidata caminhou por uma trilha e disse que, se for eleita, vai inserir as escolas num programa de visitação, “mostrar in loco para as crianças de Niterói a importância da proteção ambiental para a vida e da contemplação para o desenvolvimento de um ser humano equilibrado”.
Uma preocupação de Juliana é com a ocupação irregular. “Volta e meia, a imprensa denuncia invasões, com muitas fotos, mas a prefeitura nega. O negacionismo tem sido a tática preferida do marketing ambientalista do prefeito”, disse a candidata.
Juliana Benício pensa em usar a tecnologia de drones e a própria fiscalização dos moradores para estancar a ocupação irregular no Morro da Viração e em várias outras áreas da cidade. Para o reflorestamento, disse ser possível utilizar diversas técnicas já consolidadas, como o projeto “bombas de sementes”, uma técnica barata inventada pelos japoneses e usadas no reflorestamento da Chapada do Araripe pela Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saaec), depois de um incêndio. A candidata explica:
“É muito simples. Basta que engenheiros florestais selecionem as sementes de vegetação nativa da área, juntar um pouco de barro e esterco com água, fazer pequenas bolas de mais ou menos 5 centímetros de diâmetro. É só abrir, colocar sementes dentro, refazer a bolinha e secar no sol. Aí é só despejar de um helicóptero”.