Justiça manda Crivella informar mortes que iria esconder
Menos de 24 horas depois de anunciar uma mudança no cálculo das mortes causadas por Covid-19 no Rio que subtraiu 1.177 óbitos das estatísticas oficiais em comparação com os números da Secretaria estadual de Saúde, o prefeito Marcelo Crivella decidiu recuar – mas não por vontade própria. A repercussão negativa e uma ordem judicial fizeram o prefeito anunciar que, a partir de agora, serão divulgados os dois dados; tanto os dados colhidos nos cemitérios como na Secretaria municipal de Saúde.
Uma ordem expedida pelo Tribunal de Justiça do Rio, atendendo pedido feito pela Defensoria Pública do estado, deu prazo de três dias para o prefeito fornecer todas as informações sobre as mortes pelo coronavírus. De imediato, Crivella mandou sua assessoria informar que a prefeitura vai publicar os dados amplamente.
A decisão de Crivella de mudar os cálculos de dados ocorreu um dia depois de declarar para a imprensa que “dominou” o coronavírus, e pouco depois da visita que fez ao presidente Jair Bolsonaro, em Brasília. Na última quinta-feira (21), ao deixar o Palácio do Planalto, Crivella afirmou que o município iria retomar as atividades econômicas nos próximos dias.
Paulo Pinheiro ironiza
Comments