top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Kajuru questiona erros nas previsões econômicas do mercado


Senador Jorge Kajuru (PSB-GO) (Foto: Andressa Anholete/Agência Senado)
Senador Jorge Kajuru (PSB-GO) (Foto: Andressa Anholete/Agência Senado)

Em pronunciamento no Plenário do Senado nesta terça-feira (18), o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) alertou para sucessivos erros em previsões econômicas feitas pelo mercado financeiro. Kajuru deu como exemplo as estimativas subestimadas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. No ano passado, destacou, a economia do país cresceu 3,4% — mais do que o dobro da previsão inicial do mercado, que era de 1,59%. 


Segundo o senador, o UOL fez levantamento das estimativas realizadas no início de 2021, 2022, 2023 e 2024 e constatou que o mercado errou 95% das previsões sobre a economia e a Bolsa de Valores. Kajuru destacou que os erros não se limitaram ao PIB. Segundo ele, previsões sobre a taxa Selic, a variação do dólar e o índice Ibovespa também apresentaram grandes discrepâncias em relação aos resultados reais.


"Pasmem, 95% de erro, ou apenas 5% de acerto. Não à toa, muitos se perguntam: será que o viés pessimista de alguns e de algumas projeções, como baixo crescimento e taxa cambial nas alturas, não desconsidera a base real da economia em favor de eventuais interesses financeiros de grupos sem compromissos com o país", questionou o senador.


Kajuru concluiu seu discurso com um apelo para que a sociedade e os formadores de opinião questionem mais as previsões econômicas.


"De minha parte, tenho uma certeza: imprensa, políticos, formadores de opinião e brasileiros, em geral, deveriam acender menos velas para o santo mercado e suas previsões equivocadas."


Fonte: Agência Senado

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page