top of page
banner niteroi carnaval 780x90px 16 02 24.jpg

Kulapin fala sobre plataforma de pesquisa de energia do BRICS

Alexey Kulapin, diretor-geral da Agência de Energia da Rússia (REA), instituição orçamentária estatal federal do Ministério da Energia da Rússia, concedeu uma entrevista exclusiva à TV BRICS e falou sobre a necessidade de coordenar esforços para promover os interesses dos países do BRICS nos mercados globais de energia.

Foto: TV BRICS

A REA apoia o desenvolvimento de tecnologias energéticas russas e facilita a solução de tarefas estratégicas no complexo de combustível e energia (CCE) e setores relacionados.


Confira a entrevista:


- O que os países do grupo dos cinco estão fazendo para garantir o desenvolvimento sustentável da energia?


Em 2019, a plataforma de pesquisa de energia do BRICS foi estabelecida por iniciativa da Rússia. Ela foi apoiada por todos os países do grupo. Sua principal tarefa é realizar um trabalho analítico e especializado abrangente que visa estudar todo o complexo de combustível e energia dos países. Em primeiro lugar, ela analisa as tendências no desenvolvimento do complexo energético dos países do BRICS, prepara previsões de médio prazo, elabora novos conceitos no campo da energia e publica os resultados relevantes desses trabalhos.


Hoje, dada a situação de mudança nos mercados globais de energia, estamos enfrentando uma tarefa importante: formar uma agenda conjunta e coordenar esforços para promover os interesses dos países do BRICS nos mercados globais de energia.


- Qual é o objetivo da pesquisa relacionada ao desenvolvimento do complexo de combustível e energia do BRICS?


Todos os anos, a plataforma lança vários estudos conjuntos sobre o desenvolvimento do complexo de combustível e energia do BRICS. O objetivo desses trabalhos é identificar uma lista de interesses mútuos dos estados-membros do grupo dos cinco países para posterior elaboração conjunta. Todos os estudos são aprovados pelos ministros de energia do BRICS e refletem a visão conjunta dos países do BRICS sobre as perspectivas de desenvolvimento do setor de energia. O principal produto de destaque é o relatório de energia do BRICS, que é publicado a partir de 2020. É a visão e a perspectiva mais abrangente do desenvolvimento energético. É importante dizer que sua parte de previsão é formada com base nas informações fornecidas pelos países com base em seus próprios dados.


Portanto, essa previsão é um produto imparcial e reflete uma visão objetiva das perspectivas de desenvolvimento de energia. Isso é útil e importante para os negócios de nossos países, para a criação de projetos de investimento de longo prazo. Outro produto que vale a pena mencionar é a revisão das prioridades de desenvolvimento tecnológico do BRICS, que também é definida anualmente. Ele contém as tecnologias mais promissoras e as trilhas de desenvolvimento tecnológico.


Esse produto é atualizado anualmente e é compilado com base em uma pesquisa com os principais participantes das principais empresas do complexo de combustíveis e energia dos países do BRICS. Cerca de 60 empresas participaram da última pesquisa. O relatório inclui cerca de 550 tecnologias mais promissoras.


- Que pesquisas estão planejadas para o futuro próximo?


Há 14 áreas promissoras. Entre elas estão o desenvolvimento da energia de hidrogênio, o desenvolvimento de redes inteligentes, questões de gerenciamento do complexo energético, padronização e regulamentação no complexo de combustível e energia. E, para cada direção, foram identificados países líderes, que são responsáveis pela organização de pesquisas e outras atividades.


No momento, a Rússia assumiu o papel de líder em duas áreas: o desenvolvimento da produção de gás natural liquefeito e sua aplicação, e o tópico mais importante e urgente atualmente - o desenvolvimento da energia do hidrogênio. Do lado russo, cerca de 50 especialistas representando as principais empresas do setor de combustível e energia, bem como comunidades universitárias e ciência acadêmica, estão participando do trabalho.


Fonte: TV BRICS

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner niteroi carnaval 300x250px 16 02 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page