top of page

Lançada 1ª missão à Lua na história da Rússia moderna


Na madrugada desta sexta-feira, 11 de agosto, ocorreu um evento histórico - o lançamento da primeira missão da história da Rússia moderna ao satélite natural da Terra "Luna-25".


O lançamento do veículo de lançamento "Soyuz-2.1b" com o estágio superior "Fregat" e a estação automática "Luna-25" foi programado para as 02:10:57, horário de Moscou, do Cosmódromo Vostochny, segundo informa TV BRICS de acordo com a Roscosmos Media.


Pela primeira vez na história da Rússia moderna, a estação automática "Luna-25" viajou para o satélite natural da Terra. O principal objetivo da missão é desenvolver a tecnologia de pouso suave e, em seguida, coletar e analisar amostras de solo. A missão também envolve pesquisas científicas de longo prazo, incluindo o estudo da camada superior de regolito na área do Polo Sul da Lua e a análise da exosfera lunar.


A estação automática está programada para entrar em uma órbita circular de 100 km ao redor da Lua em 16 de agosto, e seu pouso suave na superfície do satélite natural da Terra em 21 de agosto, na área ao norte da cratera Boguslavsky.


Esse é o décimo primeiro lançamento de um veículo de lançamento russo em 2023. Em termos de aterrissagem, a "Luna-25" difere significativamente de suas antecessoras: as estações lunares soviéticas aterrissaram na zona equatorial, enquanto a nova estação deve fazer uma aterrissagem suave na região quase polar com terreno complexo.


Fotografia: Roscosmos

Fonte: TV BRICS

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page