Laudo aponta que homem imobilizado pela PRF morreu por asfixia


(Reprodução)

Na tarde de quarta-feira (25), um homem chamado Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu asfixiado após uma abordagem violenta por dois policiais rodoviários federais na BR-101, no município de Umbaúba, em Sergipe. Imagens de vídeo publicado em redes sociais mostram que os agentes jogaram um tipo de gás dentro do porta-malas com Genivaldo imobilizado já dentro da viatura (veja ao final da matéria). Segundo Wallyson Jesus, sobrinho da vítima, Genivaldo tinha esquizofrenia e tomava remédios controlados havia cerca de 20 anos. As informações são do G1.

Nesta quinta-feira (26), o laudo do Instituto Médico Legal (IML) confirmou que Genivaldo morreu por asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda.

"Eu estava próximo e vi tudo. Informei aos agentes que o meu tio tinha transtorno mental. Eles pediram para que ele levantasse as mãos e encontraram no bolso dele cartelas de medicamentos. Meu tio ficou nervoso e perguntou o que tinha feito. Eu pedi que ele se acalmasse e que me ouvisse [...]. Eles jogaram um tipo de gás dentro da mala, foram para delegacia, mas meu tio estava desacordado. Diante disso, os policiais levaram ele para o hospital, mas já era tarde", relatou Wallyson Jesus.

A família informou que registrou um Boletim de Ocorrência na delegacia da cidade. Já a PRF, emitiu nota afirmando que os agentes usaram "técnicas de imobilização e instrumentos de menor potencial ofensivo" para conter o homem.

Nas redes sociais, de imediato, foi lembrado o caso de George Floyd, negro norte-americano morto por asfixia por dois policiais em Minneapolis, em maio de 2020.

A corporação disse que abriu um procedimento disciplinar para averiguar a conduta dos policiais envolvidos. A Polícia Federal vai investigar o caso.

O Ministério Público Federal (MPF) em Sergipe deu um prazo de 48 horas para que a Polícia Rodoviária Federal envie informações sobre o procedimento administrativo instaurado para fins de apuração da abordagem policial.


Ganhe_Ate_300x250px.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
Aumentou_728x90px.gif