Lavrov: BRICS é capaz de moldar agenda global
O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, falou aos participantes da primeira reunião dos Sherpas e Sous-Sherpas do BRICS, que está sendo realizada em Moscou de 30 de janeiro a 1º de fevereiro, no ano em que a Rússia preside o grupo.
Lavrov disse que a abordagem coletiva que os países do BRICS e um grande número de seus apoiadores estão adotando é o que dita à época.
"Vemos o BRICS como um modelo de um mundo multipolar, cuja formação todos nós estamos tentando promover em nome de um futuro mais brilhante e mais harmonioso para nossos povos", afirmou.
O ministro enfatizou que a cooperação no BRICS é baseada nos princípios de respeito mútuo, escolha independente do caminho de desenvolvimento de cada país e garantia na prática do ponto-chave da Carta da ONU - igualdade soberana dos estados.
"A adesão de novos membros ao BRICS fortalece a parceria estratégica e as posições internacionais de nossa associação", disse o ministro.
De acordo com ele, um grande número de países está demonstrando interesse em participar da aliança. Lavrov também observou que a aliança é capaz de moldar a agenda global, defendendo consistentemente os interesses da maioria mundial e oferecendo sua visão dos contornos da futura ordem mundial.
Mais de 200 eventos são esperados durante a presidência russa do BRICS em 2024, incluindo cerca de 10 eventos em nível ministerial.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Commentaires