top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Lavrov defende a cooperação de informações nos BRICS

Sergey Lavrov - TV BRICS/mid.ru
Sergey Lavrov - TV BRICS/mid.ru

A promoção da cooperação de informações entre os países do BRICS é extremamente importante para fortalecer a posição da associação e dos países do Sul Global em várias estruturas internacionais. O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia Serguei Lavrov em uma entrevista ao vivo com a mídia russa e estrangeira.


Respondendo a uma pergunta de um jornalista da China Media Group (CMG), parceira da rede TV BRICS, o diplomata observou que essa interação ajudará a fortalecer o papel dos Estados da associação na Organização das Nações Unidas, na Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, na Organização de Cooperação de Xangai, no G20 e outras estruturas. 


Lavrov acrescentou que os membros do BRICS estão interessados em aprofundar ainda mais os laços no campo da mídia. De acordo com ele, eventos como a Cúpula de Mídia do BRICS, realizada em setembro, devem ser organizados com mais frequência.


O ministro das Relações Exteriores da Rússia também ressaltou o caráter consolidante da Rússia e da China para os países do Sul Global. Ele chamou a interação dos dois países dentro do BRICS de um exemplo do impacto positivo de Pequim e Moscou nas relações internacionais.


"Países que representam diferentes continentes, civilizações, religiões e culturas cooperam no BRICS. Tudo isso combina harmoniosamente com os acordos que são regularmente firmados no âmbito da associação, que, sem exagero, abrangem todas as esferas dos negócios"


Além disso, o alto funcionário falou sobre as perspectivas da cooperação da Rússia com os países da América Latina e do Caribe, respondendo a uma pergunta de um representante do veículo de mídia TeleSUR, que faz parte da rede de parceiros da TV BRICS. Em particular, Lavrov disse que uma série de visitas mútuas e eventos conjuntos estão planejados para 2025, especialmente considerando que, nos próximos meses, a Rússia celebrará os aniversários das relações diplomáticas com a Venezuela, República Dominicana, Guatemala, Equador, Colômbia, Cuba, Honduras, Argentina e México.


Falando sobre os laços econômicos, Lavrov apontou para a estabilidade dos indicadores de volume de negócios comerciais com os países latino-americanos. Ele especificou que entre os principais parceiros da Rússia nessa região estão o Brasil, o México, o Equador, a Argentina, a Colômbia e o Chile.


O chefe do ministério russo deu atenção especial à colaboração no turismo, observando que 27 dos 33 países da América Latina e do Caribe têm acordos de isenção de visto com a Rússia, o que é uma porcentagem recorde em comparação com outras partes do mundo. Além disso, quase 5.000 jovens latino-americanos estudam na Rússia com bolsas de estudo oferecidas pelo Estado russo, e as cotas anuais estão planejadas para crescer, de acordo com Lavrov.



 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page