Lavrov e Wang Yi conversam antes do fórum 'Um cinturão, uma rota'
Na segunda-feira, 16 de outubro, o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, e seu colega chinês, Wang Yi, mantiveram conversas. Os ministros das Relações Exteriores dos dois países apreciaram muito o nível atual da cooperação sino-russa e a construção conjunta do "Cinturão e Rota". O terceiro fórum de cooperação internacional "Um Cinturão, Uma Rota" será realizado nos dias 17 e 18 de outubro em Pequim, o evento está programado para coincidir com o 10º aniversário da iniciativa de mesmo nome. O evento contará com a presença do presidente russo.
"A participação de Vladimir Putin será uma contribuição muito importante para o sucesso desse fórum e também será muito útil para promover nossa interação estratégica", disse Wang Yi.
Na opinião de Yi, a reunião na linha dos ministros das Relações Exteriores dará nova energia antes das conversas dos líderes.
Lavrov, por sua vez, enfatizou a importância da "Iniciativa Cinturão e Rota".
"Consideramos esse projeto como uma parte importante da promoção da cooperação com base na igualdade e no benefício mútuo em todo o continente eurasiano".
Os lados tiveram uma troca completa de opiniões sobre questões de interesse mútuo. Durante o diálogo, os ministros enfatizaram a importância de fortalecer a estreita coordenação entre a Rússia e a China na arena internacional, inclusive na OCX, no G20 e em outros mecanismos e fóruns.
Lavrov e Wang Yi reafirmaram sua intenção mútua de estreitar os contatos no BRICS, levando em consideração a presidência da Rússia na associação em 2024. Além disso, os ministros das Relações Exteriores discutiram uma ampla gama de questões internacionais e regionais atuais.
Fonte: TV BRICS
Comments