top of page

Leo Salo lança cordel na Sala Carlos Couto

A Sala Carlos Couto recebe no dia 17 de outubro (segunda-feira), às 19h, o lançamento do Cordel “Pão de Ló e a Família Cerícola”, do autor Leo Salo, que também fará um bate papo com Jonathan Cerícola (Palhaço Pão de Ló), que falará sobre a história da sua família e suas vivências com o circo.

Divulgação

A tradicional família Cerícola, que por muitos anos esteve afastada de nossa cidade, retornou à Niterói em 2020, com o Circo Teatro Saltimbanco. Nesta época, Leo Salo e Jonathan Cerícola se conheceram, durante uma das apresentações da temporada. Depois de muitas trocas sobre suas atuações com palhaçaria e sobre as possibilidades e perspectivas do circo no país, eles se reúnem para lançar o cordel "Pão de Ló e a Família Cerícola".


A publicação será distribuída gratuitamente em ações do projeto cultural Experimentalismo Brabo, contemplado pelo Edital Fomentão da Secretaria Municipal das Culturas.


Lendo o cordel, os amantes do circo poderão saber como a família chegou ao país e conhecer histórias curiosas, como o início da carreira do Palhaço Pão de Ló e de onde vem o nome adotado pelo artista.


Durante o bate – papo o Jonathan falará também sobre seus projetos em andamento, como a produção de um livro com histórias e imagens de todas as gerações da família no Brasil. E o autor e poeta Leo Salo falará sobre as ações do Experimentalismo Brabo na Cidade.


"Fico muito feliz em saber das ações do Leo Salo e de seu grupo Experimentalismo Brabo, com palhaços e mediadores de leitura voltados para o registro e divulgação da memória cultural popular na cidade de Niterói. Este cordel, em especial, torna visível também a produção das memórias circenses da importantíssima Família Cerícola, enriquecendo as nossas experiências de arte e alegria como promoção da saúde e produção de vidas em Niterói e no Brasil.", diz Erminia Silva - Doutora em História da Cultura e uma das principais pesquisadoras sobre o circo no país.


Sobre o Projeto


A literatura de cordel é reconhecida pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Brasileiro. Em Niterói, esta forma fixa de poesia está sendo utilizada pelo Coletivo Experimentalismo Brabo para contar a história dos artistas da cidade.


Trata-se do Projeto É de Niterói, que prevê a escrita e a distribuição gratuita de folhetos de cordel sobre atores culturais que moram ou atuam na cidade. Até o momento, foram lançados 3 folhetos homenageando o cantor Valber Dan, o jornalista Carlos Ruas e o fotógrafo Josemias Moreira.


Serviço

Lançamento do Cordel “Pão de Ló e a Família Cerícola”

Data: 17 de outubro

Horário: 19h

Local: Sala Carlos Couto

Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Niterói

Tel: 3628-6908

Entrada Gratuita


Fonte: Departamento de Imprensa SMC/FAN

300x250px.gif
728x90px.gif