Liberdade de expressão é tema do programa 'Diálogos'
Nesta semana, o reverendo Daniel Valente recebeu o João Gilberto Aranha, integrante do Movimento Ecumênico de Niterói e grande defensor das causas sociais, para debater sobre o uso da liberdade de expressão. Nascido e criado no bairro da Engenhoca, em Niterói, João é servidor público, bacharel em Administração, especialista em gestão de recursos humanos e com formação em Teologia.

Logo no início do programa, João explicou que a sua adesão ao movimento ecumênico se deu de forma natural, uma vez que já era ligado à igreja católica. Ele e o reverendo Daniel Valente, apresentador do programa, falaram sobre o crescimento do fundamentalismo religioso, movimento crítico às inovações trazidas pela modernidade e que se vale do monopólio de interpretação da Bíblia e dos textos religiosos.
João cita o exemplo da igreja católica, porém frisando que os fundamentalistas hoje existem em todas as religiões.
Com a política em foco, o reverendo Daniel trouxe à tona a questão das lideranças evangélicas que abominaram fiéis, a ponto de punir ou expulsar das igrejas os fieis do campo progressista, especialmente os eleitores do PT e do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Deixamos de entender a liberdade do outro e somente a minha liberdade que vale”, desabafa João fazendo alusão às igrejas evengélicas neopentecostais apoiadoras do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).
O convidado defendeu a união e a busca pelo dialogo com as pessoas.
“Precisamos construir pontes e torcer democraticamente por uma Niterói, um Rio melhor e um Brasil melhores”, finaliza.
Sobre o programa:
Teólogo com especialização em Ciências da Religião e Ensino Religioso, fundador do Instituto de Beneficência e Espiritualidade “Somos Valentes”, presidente da Comissão Municipal de Liberdade Religiosa (COMLIR) de Niterói e pastor da Igreja Pentecostal Leão de Judá, o Reverendo Daniel Valente é apresentador do programa “Diálogos”, transmitido pela Rádio Toda Palavra, sempre às segundas-feiras, das 12h às 13h.
A atração aborda os direitos humanos de forma abrangente, envolvendo o debate inter-religioso contra os preconceitos que atingem a sociedade de maneira geral. O programa pode ser acompanhado pela 98,5 FM, nas áreas que encobertam a Zona Norte de Niterói ou pelo site: www.radiotodapalavra.com.br.