top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Livro revela história da 'Companhia Brasileira de Ballet'

A bailarina Vera Aragão lança nesta quarta-feira, dia 7 de dezembro, o livro 'Companhia Brasileira de Ballet – realidade com jeito de sonho', da editora All Print. O livro conta a história da Companhia Brasileira de Ballet, iniciativa do armador Paulo Ferraz, que teve lugar na cidade do Rio de Janeiro no biênio 1967-1968, em plena ditadura militar. Mas, apesar da vida curta, a proposta inovadora de integrar o ballet clássico à música brasileira, bem como democratizar o acesso do público à arte erudita, contribuiu ainda mais para a riqueza de sua trajetória.

Ana Botafogo e Vera Aragão / Divulgação

Formada na sua maioria por bailarinos do Theatro Muncipal do Rio de Janeiro, a companhia ocupou inicialmente as instalações do Teatro da República, que logo deu lugar a outro teatro: o Teatro Novo. Escolhido em consenso entre diretores do próprio teatro e assessores de imprensa, o nome 'Teatro Novo' ia além da simplicidade aparente, pretendendo traduzir os ideais de mudança, igualdade e democracia propostos por sua diretoria.


Teatro Novo significava, por exemplo, a inovadora concepção de uma companhia de ballet sem a hierarquia de títulos e sem estrelas. Novos foram os ideais propostos pelos diretores, Fernando Pamplona e Gianni Ratto, de criar um espaço que abrigasse três corpos estáveis atuando em sede própria, sem apoio do governo; novo era o comprometimento com a democratização da propalada cultura erudita. Teatro Novo quanto à concepção arquitetônica, uma vez que o espaço cênico fora aumentado em detrimento do maior número de lugares para os espectadores.

Divulgação

“O livro é importante porque traz à tona parte da história da dança no Rio de Janeiro, especialmente por observar, ao longo dos anos, que a maioria das pessoas, habitués de teatro ou não, nunca sequer ouviu falar dessa que foi uma das mais importantes ações da iniciativa privada em dança no país. Não temos nada de literatura que conte a história desse período tão importante. É uma obra importante para quem estuda ou já é formado em Ballet ou dança e para pessoas que amam arte”, explica Vera Aragão.


O prefácio foi escrito pela bailarina Ana Botafogo, primeira-bailarina do ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e um dos maiores nomes do ballet clássico no Brasil e no mundo.


Sobre Vera Aragão


Vera Maria Aragão de Souza Sanches é uma importante figura em formação em dança no Rio de Janeiro e integrante do primeiro elenco da Companhia Brasileira de Ballet. É graduada em Pedagogia no Centro Universitário da Cidade - UniverCidade (2003), pós- graduada em Educação à Distância - SENAC-RJ (2006) e Doutora em Memória Social pela Unirio (2010).


É ex-bailarina solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, formada em dança pela Escola de Danças do Teatro Municipal (atual Escola Maria Olenewa). É professora do curso de licenciatura em dança do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) desde 1996, tutora de EaD na mesma instituição. Tem experiência na área de Ciências Humanas e atua principalmente em: metodologia da pesquisa, metodologia de ensino, didática, ballet, metodologia de ensino do ballet.

Divulgação

Serviço:


Lançamento do livro “Companhia Brasileira de Ballet – realidade com jeito de sonho”

Data: 7 de dezembro (quarta-feira)

Horário: de 19h às 22h

Valor do livro: R$ 70,00

Número de páginas: 186

Local: La Fiorentina – Av. Atlântica, 458 A – Leme, Rio de Janeiro

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page