Lucília Machado assume presidência do COMPEDE
- Mehane Albuquerque
- 18 de abr.
- 2 min de leitura
A nova mesa diretora do COMPEDE - Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Niterói - foi eleita e tem como presidenta a jornalista Lucília Machado, representante da sociedade civil, e como vice-presidenta, Tânia Rodrigues, representante governamental — ambas pessoas com deficiência. O professor Alex Sandro Lins assumiu como 1º Secretário, também representando a sociedade civil, e o vereador professor Túlio Mota como 2º Secretário, representando o poder público.

A eleição ocorreu na última segunda-feira (14/4) durante reunião ordinária realizada no auditório do Terminal Rodoviário Governador Roberto Silveira, localizado na Avenida Feliciano Sodré, s/n, no Centro de Niterói, Rio de Janeiro — sede da Coordenadoria de Acessibilidade de Niterói.
O novo quadro dirigente assume com o compromisso de promover uma gestão participativa, comprometida e fortalecida na luta pelos direitos das pessoas com deficiência em Niterói. Segundo declarou a nova presidenta, Lucília Machado:
"Nosso objetivo é reconstruir o conselho com maior representatividade das pessoas com deficiência, fortalecendo a participação social — principalmente das pessoas beneficiárias das políticas públicas. Além disso, vamos trabalhar com mais transparência e diálogo na construção de nossas ações".
O grupo à frente do COMPED tem ainda como propósito desenvolver ações que visem melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, garantindo seus direitos, através da implementação de políticas municipais que garantam acessibilidade para pessoas com deficiência, a criação de uma política de cuidados que atenda às necessidades específicas dessa população, bem como uma política de mobilidade urbana acessível, assegurando que as pessoas com deficiência possam se locomover com facilidade e segurança na cidade.
Sobre Lucília Machado
Mestra em Diversidade e Inclusão, é jornalista, pessoa com deficiência, graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense; Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Niterói – COMPEDE e da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão - UFF Acessível.
Coordenadora da Frente Nacional de Mulheres com Deficiência, membro do Comitê Consultivo Ecoar (NIPPIS - Icict/Fiocruz); do Grupo de Pesquisa Gestão, Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Turismo e do GT - Combate à Violência contra a Mulher com Deficiência, da OAB-RJ.
Curadora da Exposição Cidade Acessível e da mostra “Lá Vêm Elas”, palestrante, consultora especializada na questão da pessoa com deficiência, inclusão e acessibilidade. Diretora da Acessar, Comunicação, Diversidade e Inclusão e podcaster-produtora e apresentadora do Podcast “Acessando Lucília”.
Comments