top of page
banner niteroi carnaval 780x90px 16 02 24.jpg

Lucas Silveira é o campeão do Itacoatiara Pro Surf 2023

O Itacoatiara Pro, festival de esportes de ação e cultura, que acontece entre junho e agosto, e conta com o apoio da prefeitura de Niterói e secretaria de Esportes e Lazer do município, segue em Niterói (RJ) neste fim de semana (23,24 e 25 de junho). Serão realizadas provas do campeonato brasileiro de Bodyboard, do circuito estadual de Vela e o brasileiro de Donwhill. Na última quarta-feira, com sol e ondas potentes e tubulares de 1,5m a 2 metros de altura, a praia de Itacoatiara foi o cenário perfeito para a competição do Itacoatiara Pro Surf 2023, um dos torneios do festival. Lucas Silveira, carioca radicado em Florianópolis, foi o grande campeão do evento.

Foto: Tony D´Andrea / Divulgação / Itacoatiara Pro

Na bateria decisiva, Lucas deixou o paulista Pedro Dib com a segunda colocação, por um placar de 13,65 a 12,45 na soma das duas melhores ondas de cada competidor. Pedro ainda tentou virar o jogo no minuto final da disputa, mas não conseguiu a pontuação necessária.


Nas semifinais, fase em que os confrontos passaram a acontecer no formato homem x homem, Lucas derrotou outro carioca, Eric de Souza. Já Pedro Dib conquistou a vaga na finalíssima superando o surfista de Búzios, José Eduardo Fernandes, atleta que no início da manhã foi um dos que conquistou a nota 10 dos juízes, em um dia de ondas potentes e tubulares, características da praia de Itacoatiara, que mais uma vez não negou fogo no Itacoatiara Pro.


Lucas Silveira é surfista profissional, campeão mundial Pro Junior de 2016, título conquistado em Portugal, e por pouco ainda não conquistou uma vaga na elite internacional do esporte.


"Fiquei muito amarradão com o convite para participar desse campeonato. É uma oportunidade muito boa de surfar aqui", disse ele logo após a bateria final, completando que a vitória veio no mesmo dia do aniversário da sua filha. "Ganhei pra ela o troféu", completou ele, que também colocou no bolso a premiação de 10 mil reais reservada para o campeão do evento.

Foto: Tony D´Andrea / Divulgação / Itacoatiara Pro

O Itacoatiara Pro Surf foi um evento de alto nível técnico, sendo conduzido pela Associação de Surf de Niterói (ASN), que também transmitiu toda a competição, ao vivo, pelo seu canal no Youtube.


Em mais de uma ocasião os atletas atingiram a nota máxima, o 10, na primeira fase do campeonato logo no início da manhã, entre eles o carioca Pedro Calado e o semifinalista José Eduardo Fernandes, além de um 9,5 do carioca Gabriel Pastori e o 9 pontos de Cauã Costa.


Resultados do Itacoatiara Pro Surf 2023:


1º - Lucas Silveira

2º - Pedro Dib

3º - Eric de Souza

4º - José Eduardo Fernandes


As atuações podem ser conferidas nas mídias sociais do Itacoatiara Pro (@itacoatiarapro).




Confira as próximas atrações do festival Itacoatiara Pro (veja aqui a agenda completa):


Campeonato Brasileiro de Bodyboard (Itacoatiara Pro Bodyboard Série Brasil)


A já tradicional etapa do Campeonato Brasileiro de Bodyboard começa nesta sexta-feira (23/6) e contará para as categorias Profissionais Masculino e Feminino. Em parceria com a Confederação Brasileira de Bodyboard (CBC) foram criados modelos novos de competição para as principais categorias da modalidade e isso irá oferecer mais tempo e qualidade para propiciar aos atletas as melhores condições de surf neste ano.


Itacoatiara Pro Downhill


A competição de Downhill em 2023 vira uma etapa do Circuito Brasileiro de Downhill e contará com os melhores atletas do país voando baixo na pista conhecida como Waimea, no Parque da Cidade. Uma das três melhores pistas do Brasil, segundo a FECIERJ, que fará a curadoria da prova junto com a Confederação Brasileira de Downhill. Serão mais de 150 atletas em pelo cinco categorias, ou seja, a maior competição da modalidade já vista na cidade.


Itacoatiara Pro Vela


A provas de Vela com suas regatas tradicionais a partir deste ano também passam a valer para o ranking estadual nas modalidades (Circuito Estadual Optimist, Dingue e ILCA). Todas sob chancela da FEVERJ, acontecendo sob o cenário paradisíaco da Baía de Guanabara.



Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner niteroi carnaval 300x250px 16 02 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page