top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Lula amplia vantagem entre católicos, e Bolsonaro, entre evangélicos


(Foto: Ricardo Stuckert)

Uma nova pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado pela Folha de S.Paulo, mostra claramente uma divisão entre cristãos nas urnas. Enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera e amplia a vantagem entre católicos, que representam 50% da população, o presidente Jair Bolsonaro (PL) cresce entre os que se declaram evangélicos, que são 31% dos brasileiros, segundo o último censo do IBGE, realizado em 2018.


A pesquisa mostra que em uma semana Lula cresceu de 51% para 54% entre os adeptos do catolicismo, enquanto Bolsonaro oscilou um ponto para menos, indo a 27%.


Entre os evangélicos, o movimento foi contrário. Bolsonaro passou de 48% para 51% e Lula caiu de 32% para 28%.


Na análise geral, a 23 dias da eleição, a pesquisa aponta estabilidade. Lula tem 11 pontos de vantagem sobre Bolsonaro, com 45% das intenções de voto, contra 34% de Bolsonaro. Há uma semana, o petista marcou o mesmo percentual, e o candidato à reeleição pelo PL estava com 32%, oscilando, portanto, positivamente dois pontos após os atos com seus seguidores no 7 de Setembro, mas dentro da margem de erro.


Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7%, e Simone Tebet (MDB), que tem 5%.


De acordo com o Datafolha, o possível incremento nas intenções de voto de Bolsonaro pode ter vindo de parte dos eleitores de Ciro, já que o pedetista oscilou negativamente dois pontos percentuais com relação ao último levantamento.


Isto porque, lembra o jornal, a parcela de votos brancos e nulos se manteve em 4% e a de indecisos oscilou para 3%.


Além disso, Soraya Thronicke (União Brasil) tem 1% das intenções de voto. Os demais, Felipe D'Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU), Leo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), José Maria Eymael (DC) e Padre Kelmon (PTB) não pontuaram. Pablo Marçal (Pros), que teve a candidatura impugnada e informou que vai recorrer, também não atingiu 1%.


Com relação aos votos válidos, quando se excluem os nulos, brancos e indecisos, Lula manteve os 48% do levantamento da semana passada. Já Bolsonaro foi de 34% para 36% em uma semana.


Com a margem de erro, o petista ainda poderia estar próximo de vencer no primeiro tempo, mas a tendência é de queda. Em maio, Lula tinha 54% e, em 18 de agosto, 51% dos votos válidos.


Em caso de necessidade de um segundo turno, a pesquisa aponta que Lula ganharia com 53% dos votos contra 39% de Bolsonaro.


O Datafolha ouviu 2.676 pessoas em 191 cidades. A margem de erro da pesquisa é de 2%, com uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade.

(Reprodução/Foha SP)

Comments


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page