Lula arrasta multidão em BH: 'Amanhã vai ser outro dia'
Atualizado: 10 de out. de 2022
Em ato de campanha neste domingo (9), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) arrastou uma multidão pelas ruas de Belo Horizonte (MG). Acompanhado do ex-prefeito da cidade Alexandre Kalil (PSD) e do atual, Fuad Noman (PSDB), além de outros políticos, Lula seguiu em trio elétrico da Praça da Liberdade até a Praça Tiradentes, onde discursou e criticou o governo de Jair Bolsonaro (PL) e prometeu dar continuidade ao projeto do 'Minha Casa Minha Vida' e ao Auxílio Brasil e dar ênfase à cultura.
Apoiador histórico de Lula (PT), o cantor, compositor e escritor Chico Buarque foi um dos destaques no ato ao fazer um breve pronunciamento e citar que "Amanhã vai ser outro dia", refrão de "Apesar de Você", um dos clássicos da música brasileira composta na década de 1970 em protesto contra a ditadura militar durante o governo Emílio Garrastazu Médici. O público entoou a canção várias vezes em referência a Bolsonaro.
“Meu abraço ao nosso presidente Lula. Manifestar minha profunda gratidão a ele, que vai nos tirar desse buraco. Estou há alguns dias em Minas e tenho sido contagiado pelo entusiasmo do mineiro, tenho revigorado minha confiança que esse governo que está aí, com tudo que tem feito de mais tenebroso, vai passar. Reafirmando o que eu disse há 50 anos: Amanhã vai ser outro dia”, declarou Chico, que repetiu três vezes a frase e contagiou a multidão.
Em sua fala, Lula voltou a chamar o presidente Jair Bolsonaro “genocida”, lembrando a sua desastrosa atuação no enfrentamento à pandemia de covid-19, que oficialmente deixou cerca de 680 mil mortos.
O termo foi usado quando Lula falava sobre sua proposta de política cultural a partir de 2023, caso seja eleito. “A gente vai criar o Ministério da Cultura com muita força. E a cultura não será mais vista como 'coisa de bandido’. A cultura vai ensinar esse povo a ter consciência política para nunca mais votar em um genocida”, afirmou Lula, destacando ainda que “cada capital vai ter um comitê de cultura, e não ficar refém do eixo Rio-São Paulo. Queremos que a cultura seja nacionalizada, e que artistas de outros estados tenham oportunidade.”
Lula também falou de uma das principais bandeiras da frente ampla que resultou na coligação Brasil da Esperança e que foi reforçada na semana passada com a adesão da senadora Simone Tebet (MDB), terceira colocada no primeiro turno da eleição com mais de 5 milhões de votos. “Chega de feminicidio. Mulher não foi feita para ser objeto de mesa e cama. Mulher foi feita para ser sujeito da história”, afirmou no início do discurso. Ao fim, resumiu: “Mulher e homem. Trabalho igual, salário igual”.
Lula afirmou ainda que “o Brasil voltará a ter uma economia pujante”, caso se confirme a sua volta à presidência da República. “Esse país precisa voltar a ter relações com o mundo exterior. O Brasil, durante todo o período do meu mandato, foi protagonista internacional. Eu fui o único presidente da República na história do Brasil que participou de todas as reuniões do G8. Eu fui um dos presidentes que ajudou a criar o G20”, disse o candidato, que foi o mais votado no primeiro turno,
Segundo Lula, ao assumir em 2003, economistas diziam que o Brasil estava quebrado, com inflação a 12%, desemprego a 12%, dúvida interna pública de 60,5% do PIB e devedor do FMI.
“Quando entrei no governo, a primeira coisa que a gente fez foi reduzir a dívida pública de 60,5% do PIB para 37% do PIB. Segundo, a gente trouxe a inflação de 12% para 4,5% que era o centro da meta, dois a mais e dois a menos durante todo o nosso mandato. Terceiro, nós geramos, em 13 anos, 22 milhões de empregos formais. Quarto, nós pagamos a dívida com o FMI e emprestamos 15 bilhões pro FMI. Éramos devedores e viramos credores do FMI.”
“Conseguimos fazer pela primeira vez na história do Brasil uma reserva que até hoje é a salvação da lavoura porque é ela que faz com que o país não quebre. Mais ainda. A gente teve um crescimento do PIB médio de 4,5% ao ano que foi o mais importante crescimento.”, completou Lula.
Veja também no link: https://vm.tiktok.com/ZMF2CWW5F/
Comments