Lula confirma participação na cúpula do BRICS em Kazan
O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, e o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, se reuniram na capital brasileira. Na rede social, Lula contou quais foram os temas discutidos com o diplomata russo.
"Recebi hoje o chanceler russo, Sergei Lavrov, que veio ao Brasil para a reunião do G20. Conversamos sobre agendas bilaterais, debates ocorridos no G20 e questões como uma nova governança global e o BRICS", enfatizou o presidente brasileiro.
Durante a conversa, Lavrov parabenizou o presidente brasileiro pela organização da reunião de ministros das Relações Exteriores no Rio de Janeiro e transmitiu a mensagem de apoio de Vladimir Putin à presidência brasileira do G20.
Lula agradeceu ao presidente russo e disse que vai participar da cúpula do BRICS em Kazan. Ele reiterou a importância da governança global para tratar de questões como inteligência artificial e mudanças climáticas.
O presidente brasileiro também observou a necessidade de melhorar os mecanismos de financiamento para os países em desenvolvimento.
Anteriormente, na reunião de ministros das Relações Exteriores do G20, Lavrov enfatizou que a Rússia pretende promover o desenvolvimento de laços entre o G20 e o BRICS de todas as formas possíveis.
"Este ano, a Rússia está presidindo o BRICS. Faremos o possível para fortalecer o potencial da aliança e seus laços com o G20", afirmou Lavrov.
A próxima cúpula da associação será realizada em outubro de 2024 em Kazan. O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, também confirmou anteriormente sua participação no evento.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA / *Com informações do Brasil 247
Comments