Lula conversa com presidente espanhol sobre acordo UE-Mercosul
- Da Redação

- 19 de set.
- 2 min de leitura

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e o da Espanha, Pedro Sánchez, conversaram por telefone nesta sexta-feira (19) e ressaltaram a expectativa de que o acordo entre Mercosul e União Europeia seja assinado em dezembro, durante a Cúpula do Mercosul em Brasília.
Na conversa, os dois presidentes reafirmaram a importância estratégica do acordo em meio a um contexto de guerras tarifárias e de ataques ao sistema multilateral de comércio pelo governo do presidente Donald Trump, dos Estados Unidos.
Lula e Sánchez reafirmaram ainda o compromisso conjunto com a realização da Cúpula CELAC-União Europeia, programada para 9 e 10 de novembro em Santa Marta, na Colômbia.
Outro ponto tratado foi a agenda multilateral em Nova York, onde os dois presidentes devem se reunir no âmbito da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Lula e Sánchez, segundo o Palácio do Planalto, também destacaram a importância histórica da Conferência Internacional para uma solução pacífica para a questão da Palestina e a implementação de uma solução que abarque dois Estados.
“Nesse sentido, repudiaram as graves violações do direito internacional humanitário em Gaza, como o deslocamento forçado da população e os planos de Israel de ocupação dos territórios palestinos”, destacou o Planalto.
Acordo Mercosul-UE pode impactar economia brasileira em US$ 79 bilhões até 2035, segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com base em um estudo sobre a questão, durante a 2ª Conferência de Comércio Internacional e Serviços do Mercosul (CI19), realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Considerando a redução de barreiras não tarifárias, o impacto pode chegar a US$ 112 bilhões no período, segundo a CNC.










Comentários