top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Lula deslancha também em SP com 43%; Bolsonaro tem 30%


(Foto: Ricardo Stuckert e Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera, com folga, a corrida presidencial entre eleitores do estado de São Paulo com 13 pontos de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL). Lula tem 43% das intenções de voto contra 30% de Bolsonaro. Os dados são da pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (1º).

A vantagem entre os eleitores em São Paulo é considerada crítica para os presidenciáveis. O estado tem o maior colégio eleitoral do Brasil, com 33,1 milhões de eleitores - uma fatia de 21,7% do eleitorado nacional, que é de 152,3 milhões de eleitores.

Os resultados confirmam a vantagem de Lula já apontada na pesquisa nacional do Datafolha divulgada em 23 de junho. No cenário nacional, Lula aparece na frente, com 47% das intenções de voto, ante 28% registrados por Bolsonaro. O resultado garantiria a Lula a vitória já no primeiro turno. Isso porque, se fossem computados apenas os votos válidos da pesquisa (ou seja, excluindo-se os nulos e brancos), o percentual de Lula subiria para 53%, o que garantiria a vitória no pleito.

Em terceiro lugar na sondagem, aparece Ciro Gomes (PDT), com 8% das intenções de voto, seguido de Simone Tebet (MDB), com 3%, e André Janones (Avante), com 2%. Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (PROS) e Luiz Felipe d'Avila (Novo) aparecem empatados com 1%.

Já os candidatos Sofia Manzano (PCB), Eymael (Democracia Cristã), Luciano Bivar (União Brasil), Leonardo Péricles (UP) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram. Dos entrevistados, 9% responderam que pretendem votar nulo ou branco e outros 2% não souberam responder. A pesquisa entrevistou 1.806 eleitores, entre os dias 28 e 30 de junho.

Ainda de acordo com Datafolha, Bolsonaro alcançou sua pior avaliação no estado, com 49% de reprovação e 27% de aprovação do seu governo. Já 56% dos eleitores de São Paulo não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum, ante 43% em Lula.

Pelas últimas pesquisas, o Brasil se aproxima a passos largos de ser o próximo país da América Latina a retirar a direita do poder. O mais recente foi a Colômbia, com a vitória de Gustavo Petro em 19 de junho.


Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page