top of page
banner felicidade é viver aqui niteroi mulher 780x90 29 11 24.jpg

Lula diz que debate presidencial nos EUA expôs fragilidade de Biden


(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista concedida nesta segunda-feira (1º), ressaltou a importância da eleição presidencial nos EUA para o mundo e afirmou ter uma preferência entre os principais candidatos, Donald Trump e Joe Biden.


“A depender de quem ganha e a depender de que política externa quer ter os Estados Unidos, a gente pode melhorar ou a gente pode piorar o mundo. E eu acho que é preciso melhorar o mundo, o mundo precisa ficar mais humano, mais solidário, mais fraterno mais humanista, a verdade é essa; as pessoas estão muito raivosas, muito irritadas”, disse Lula.


“Então, eu fico torcendo pelo Biden. Deus queira que ele esteja bem de saúde e Deus queira que ele possa concorrer. Se não, o Partido Democrata pode indicar outra pessoa”, afirmou o presidente.


O desempenho no primeiro debate da disputa contra o ex-presidente Donald Trump levantou questão sobre as condições de saúde do atual presidente para um segundo mandato.


Aos 81 anos, Biden é o presidente mais velho da história do país norte-americano.


"É muito difícil a gente dar palpite num processo eleitoral de outro país, muito difícil, porque depois do resultado eleitoral a gente tem que conviver com quem ganhou as eleições, então você tem que tomar cuidado para não criar animosidades. Eu pessoalmente gosto do Biden. Já encontrei com o Biden várias vezes", disse Lula à rádio Princesa, em Feira de Santana (BA).


O presidente ainda afirmou que seu homólogo norte-americano "tem um problema" e apontou algumas debilidades. "Ele está andando mais lentamente, está demorando mais para responder as coisas", disse, ressaltando que, por outro lado, quem sabe da condição de Biden é o próprio Biden.


No último dia 27 de junho, o republicano Donald Trump, de 78 anos, e o democrata Joe Biden fizeram o primeiro debate da disputa eleitoral, marcado pela performance trêmula e hesitante de Biden e por uma série de falsidades de Trump. O próprio presidente reconheceu o desempenho ruim, mas, no dia seguinte, afirmou que pretende derrotar o rival, não dando nenhum sinal de que consideraria desistir da disputa.


Líderes democratas também descartaram a possibilidade de substituir o presidente norte-americano como candidato democrata.


Para Lula, “foi chato e desagradável” a exposição da fragilidade de Biden no debate. Na avalição do preside brasileiro, entretanto, o concorrente Donald Trump é um “cidadão mentiroso”.


Já sobre Trump, Lula o chamou de "mentiroso" e pontuou que o jornal The New York Times contabilizou 101 informações falsas ditas pelo republicano durante o debate. "De um lado, um cidadão mentiroso, de outro lado, Biden com uma certa morosidade para responder as coisas."

Comentarios


Divulgação venda livro darcy.png
banner felicidade é viver aqui niteroi mulher 300x250 27 11 24.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page