top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Lula e Mercadante criticam 'tentativa desastrosa' de entrega da Embraer


O presidente Lula, durante cerimônia no Hangar F300, da Embraer, em São José dos Campos-SP (Foto: Sputnik)

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, destacou nesta sexta-feira (19) a parceria de longa data entre o banco e a Embraer durante cerimônia no Hangar F300, em São José dos Campos (SP), de anúncio de financiamento do BNDES à exportação de aeronaves produzidas pela Embraer.


"Estamos celebrando mais uma entrega de 32 aeronaves E175 para a American Airlines, em uma operação de R$ 4,5 bilhões do BNDES, financiando as exportações", disse.


Mercadante enfatizou o papel estratégico do BNDES no fortalecimento da indústria aeronáutica brasileira e abordou a contribuição dos profissionais do país para o sucesso da empresa: "Os engenheiros brasileiros construíram o que a Embraer é hoje", disse.


Durante seu discurso, Mercadante mencionou a tentativa frustrada de fusão entre a Embraer e a Boeing, criticando duramente a postura da empresa norte-americana. "Naquela operação, eu diria desastrosa, de tentar entregar a Embraer, foi uma coisa inaceitável. Felizmente isso não aconteceu", afirmou.


"Se o presidente [na época Jair Bolsonaro] não estivesse andando de jet ski, [se estivesse] olhando mais para o Brasil, para a produção, para a indústria, como faz o presidente Lula, isso nunca teria acontecido", cutucou.


Mercadante também expressou preocupação com a saída de engenheiros brasileiros para a Boeing, destacando a necessidade de manter talentos no Brasil. "Esses engenheiros foram formados com o dinheiro do povo brasileiro. O ITA [Instituto Tecnológico de Aeronáutica] é uma instituição pública que vem do imposto que o povo pagou, um esforço de décadas e décadas."


Por fim, o dirigente chamou a atenção para a questão da concorrência internacional e a importância de uma resposta adequada das autoridades brasileiras.


"A Justiça brasileira precisa tomar uma posição sobre essa matéria, o Congresso também, porque convidar talentos de outros países faz parte do comércio internacional, mas ficar numa atitude predatória contra uma empresa brasileira é inaceitável", acrescentou.


Lula aponta falta de visão do governo anterior

Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a tentativa de venda, destacou a importância da Embraer para o Brasil e também a falta de visão na tentativa de privatização. "Eu fiquei imaginando, como é que pode um país que tem uma empresa da magnitude da Embraer, com engenharia formada e preparada aqui, achar que é só vender, que tudo vai melhorar. Até quando a sociedade brasileira vai acreditar nessas coisas?", questionou.


"O BNDES tem coragem de emprestar R$ 4 bilhões por mês para financiar avião. Isso é decisão política. Não é decisão econômica. E já vai decidir um político. E a decisão política foi tomada pelo governo", acrescentou.


O presidente criticou o período em que a empresa pública foi alvo de desconfiança e acusações infundadas.


"Durante o período passado, o BNDES serviu para devolver dinheiro para os cofres do tesouro nacional, para fazer as loucuras que fizeram. Esse país passou quatro anos dizendo que tinha que encontrar uma caixa-preta no BNDES. O que ele encontrou foi o banco mais equilibrado deste país", afirmou.


Lula também criticou as privatizações de empresas estratégicas brasileiras, como a Eletrobras, a qual chamou de "empresa extraordinária".


Com a Sputnik Brasil

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page