Lula e Putin conversam sobre guerra na Ucrânia e BRICS
- Da Redação

- 10 de ago.
- 2 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou por telefone, neste sábado (9), com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em uma conversa de cerca de 40 minutos que abordou a guerra na Ucrânia, questões bilaterais e temas do BRICS.
De acordo com o Palácio do Planalto, o telefonema partiu de Putin e a conversa tratou dos esforços recentes para um acordo de paz no conflito, que já dura três anos. O líder russo deve se reunir na próxima semana, no Alasca, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para tratar de uma proposta russa que prevê a cessão do leste da Ucrânia em troca do fim da guerra.
Durante a conversa, o presidente brasileiro reafirmou que o país sempre defendeu uma solução pacífica e baseada no diálogo para tratar do conflito. Lula reafirmou que o Brasil está disposto a contribuir, inclusive por meio do Grupo de Amigos da Paz - iniciativa conjunta de Brasil e China - e também voltou a sugerir que outros países, com apoio da ONU, participem das negociações de cessar-fogo.
“O presidente Lula enfatizou que o Brasil sempre apoiou o diálogo e a busca de uma solução pacífica e reafirmou que o seu governo está à disposição para contribuir com o que for necessário, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos da Paz, lançado por iniciativa de Brasil e China”, informou o Planalto.
Os presidentes também trataram de assuntos bilaterais e do cenário político e econômico internacional.
“O presidente Putin parabenizou o Brasil pelos resultados da Cúpula do BRICS, realizada nos dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro. Na esfera bilateral, reforçaram a intenção de organizar a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia ainda este ano”, informou o Planalto.










Comentários