top of page

Lula escala mulheres para presidir Banco do Brasil e Caixa


Lula com Rita Serrano (à esquerda dele), Tarciana Medeiros e Fernando Haddad (Foto: Ricardo Stuckert)

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta sexta-feira (30) o nome de duas mulheres para comandar o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. O anúncio foi feito um dia depois de o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva prometer que escalaria duas mulheres para comandar os principais bancos públicos do país.


"Tenho a honra de apresentar as novas presidentas da Caixa e do Banco do Brasil. Na Caixa Econômica Federal, a Rita Serrana, que é funcionária da Caixa, vai assumir a presidência. No BB, pela primeira vez vamos ter uma mulher a frente do banco, que é Tarciana Medeiros, que tem 22 anos de banco", disse Haddad.


O ministro ainda disse que o principal desafio a ser resolvido por ambas será a questão das famílias endividadas.


Atualmente, a Caixa Econômica Federal (CEF) é presidida por uma mulher, Daniella Marques, desde a exoneração de Pedro Guimarães, acusado de assédio sexual contra funcionárias da estatal. O Banco do Brasil, por sua vez, nunca foi presidido por uma mulher e hoje é chefiado por Fausto Ribeiro.


Maria Rita Serrano atualmente é representante dos empregados no Conselho de Administração do banco. Por isso, ela foi um dos nomes defendidos pelo sindicato da categoria.


Graduada em História e Estudos Sociais, Serrano possui mestrado em Administração e especialização em Governança para Conselheiros de Administração. É empregada da Caixa desde 1989, tendo ocupado diversas funções. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do ABC por dois mandatos, entre 2006 e 2012.


Tarciana Paula Gomes Medeiros é funcionária de carreira da instituição financeira há 22 anos. Atualmente, atua como é executiva na Diretoria de Clientes da instituição financeira.

bottom of page