top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Lula exige desculpas de Milei ao Brasil por declarações ofensivas

(Reprodução/Redes sociais)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (26) que o presidente da Argentina, Javier Milei, deve pedir desculpas ao Brasil e a ele pessoalmente.


Segundo Lula, o presidente argentino "falou muita bobagem" sobre o Brasil, o que gerou tensões entre os países vizinhos, parceiros comerciais na América do Sul.


"Eu não conversei com o presidente da Argentina porque acho que ele tem que pedir desculpas ao Brasil e a mim, ele falou muita bobagem. Eu só quero que ele peça desculpas. A Argentina é um país que eu gosto muito, é um país muito importante para o Brasil, o Brasil é muito importante para a Argentina, e não é um presidente da República que vai criar uma cizânia entre o Brasil e a Argentina", declarou Lula em entrevista ao portal UOL.


Lula enfatizou a importância das boas relações entre os dois povos, acima das divergências entre seus líderes. "O povo argentino e o povo brasileiro é maior do que os presidentes, e eles querem viver bem, querem viver em paz. Então se o presidente da República da Argentina governar a Argentina já está de bom tamanho, não tem que governar o mundo."


Javier Milei, que se denomina "anarcocapitalista", foi eleito presidente em uma coligação conservadora e se posiciona como um defensor do liberalismo econômico. Durante sua campanha eleitoral, ele criticou abertamente Lula e chegou a ameaçar cortar relações com o Brasil.


Apesar das tensões, as relações diplomáticas entre Brasil e Argentina permanecem. Em abril, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, recebeu a chanceler argentina, Diana Mondino, em sua primeira visita oficial a Brasília desde a posse de Milei.


Durante o encontro, foram discutidos temas como infraestrutura física fronteiriça, cooperação em energia e defesa, melhoria da hidrovia Paraguai-Paraná e fortalecimento do Mercosul e dos processos de integração regional.


Foragidos do 8 de Janeiro

Outro tema que vale destaque é a situação dos foragidos dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 em Brasília.


Na semana passada, o Itamaraty recebeu do governo argentino uma lista com nomes de brasileiros que cumpriam medidas cautelares por participação nesses atos e estão foragidos no país vizinho. O documento foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que solicitou a consulta ao governo argentino.


Lula defende que aqueles que já foram condenados sejam extraditados ou cumpram suas penas na Argentina. Segundo o presidente, o tema está sendo tratado "da forma mais diplomática possível".


"Dos que estão lá, eu não sei o número, cerca de 60 pessoas, você tem uma parte já condenada. Essa parte, tanto o meu ministro [Ricardo] Lewandowski [da Justiça e Segurança Pública], quanto o Andrei [Passos], da Polícia Federal [diretor], e mais o Mauro Vieira, do Itamaraty, estão discutindo para ver o seguinte: se esses caras não quiserem vir, que eles sejam presos lá e fiquem presos na Argentina. Se não, venham para cá", afirmou Lula.


Com a Sputnik Brasil

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page