top of page

Lula faz apelo em defesa de crianças israelenses e palestinas


(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou, na manhã desta quarta-feira (11), na rede social X (antigo Twitter), um apelo ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, e à comunidade internacional, em defesa das crianças palestinas e israelenses.


"Quero fazer um apelo ao secretário-geral da ONU, António Guterres, e à comunidade internacional para que, juntos e com urgência, lancemos mão de todos os recursos para pôr fim à mais grave violação aos direitos humanos no conflito no Oriente Médio", escreveu Lula.


Para o presidente, são urgentes uma intervenção humanitária internacional e, também, o cessar fogo em defesa das crianças israelenses e palestinas.


Na postagem, o presidente Lula diz, ainda, que o grupo Hamas [Movimento de Resistência Islâmica] precisa libertar as crianças israelenses sequestradas de suas famílias. No mesmo texto, o presidente brasileiro diz também que é necessário que Israel cesse o bombardeio na Faixa de Gaza, para que as crianças palestinas e as mães delas deixem este território palestino que faz fronteira com o Egito.


Por fim, Lula diz que o Brasil, na presidência provisória do Conselho de Segurança da ONU, neste mês de outubro, vai trabalhar pela paz e se juntará aos esforços para que cesse de imediato e em definitivo o conflito. "[O Brasil] continuará trabalhando pela promoção da paz e em defesa dos direitos humanos no mundo".

Elogio do secretário-Geral da ONU

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, entrou em contato com o representante do Brasil na entidade, Sérgio Danese, para elogiar a iniciativa do presidente Lula (PT), ao fazer apelo a Israel e ao grupo palestino Hamas pela segurança de mulheres e crianças e por uma intervenção humanitária internacional na região de conflito.


De acordo com o g1, o Palácio do Planalto informou que Guterres se colocou à disposição para fazer uma apresentação ao Conselho de Segurança da ONU, agora presidido pelo Brasil, sobre a situação humanitária em Gaza.


Itamaraty pede apoio do Egito

Também nesta quarta-feira (11), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, entrou em contato com seu homólogo egípcio, Sameh Shoukry.


O chanceler brasileiro pediu apoio da administração egípcia para facilitar a passagem de ônibus em Rafah depois que o posto fronteiriço, por onde os ônibus com os brasileiros tem que passar, foi alvo de bombardeios da Força Aérea Israelense, conforme noticiado.


Número de mortos no confronto chega a 2,2 mil. Uma brasileira está desaparecida e dois foram declarados mortos. Tel Aviv confirmou hoje (11) que entre os reféns do Hamas estão brasileiros.


Com informações da Agência Brasil

Chamada Sons da Rússia5.jpg
ARTE 2-banner master 450 300X250px TODA PALAVRA.jpg
ARTE 2-banner master 450 728X90px TODA PALAVRA.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page