top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Lula garante força tarefa do governo federal para reconstrução do RS


Por Nara Lacerda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o governo federal vai destacar todos os esforços necessários para reconstrução do Rio Grande do Sul, que tem centenas de municípios afetados pelas fortes chuvas que atingem o estado.


Pela segunda vez nesta semana ele visitou a região. Lula estava acompanhado de um comitiva com diversos ministros e ministras e representantes do legislativo e do judiciário. Em coletiva de imprensa, ele informou que a união vai auxiliar na recuperação de estradas e na retomada das atividades econômicas.


"Eu sei que o estado do Rio Grande do Sul tem uma situação financeira difícil. E eu sei que têm muitas estradas estaduais que estão com problema. Não fique preocupado, porque o governo federal, através do Ministério dos Transportes, vai ajudar você a recuperar as estradas estaduais", disse ele ao governado do RS, Eduardo Leite, que também estava na coletiva.


Ainda segundo o presidente, as áreas sociais e ambientais do governo vão atuar em planos que vão desde a recuperação de empregos e da volta às aulas à prevenção de novos desastres climáticos. Ele disse também que serão garantidos recursos para as ações necessárias para reerguer as cidades.


"Na reconstrução das casas é preciso levar em conta com os prefeitos que não podemos permitir que as pessoas reconstruam casas no mesmo local onde as casas caíram. É preciso que prefeituras, estado e união localizem terrenos de maior tranquilidade para as pessoas poderem reconstruir seus ninhos."


A comitiva presidencial contou com a presença dos Presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da primeira dama Janja Lula da Silva e de 13 ministros de estado. Durante sua fala fala, o presidente chamou parlamentares do Congresso Nacional à ação.


"Sei que os deputados têm um monte de emendas, se cada um liberar emendas para o Rio Grande do Sul serão alguns milhões imediatamente para tentar consertar o estado". Ele também afirmou que o governo federal está comprometido com o reestabelecimento de serviços essenciais como energia e água.


Lula também garantiu que não haverá impedimentos burocráticos para o processo de reconstrução. "Esse estado é um estado muito importante para o Brasil. É um estado feito por homens e mulheres que marcaram a história desse país. Grande parte das grandes lutas desse país se deu nesse estado. Como devemos muito ao Rio Grande do Sul, eu queria dizer ao povo gaúcho que o que estamos fazendo é dando ao estado o que ele merece. Se ele sempre ajudou o Brasil, está na hora de o Brasil ajudar o Rio Grande do Sul."


A defesa civil do estado informou nesta segunda-feira que subiu para 83 o número de mortos por causa das fortes chuvas. São 103 desaparecidos e 155 pessoas feridas, informou o órgão, que investiga se outras seis mortes estariam ligadas aos eventos climáticos.


Dos 497 municípios gaúchos, 364 foram atingidos pelos temporais, afetando diretamente 707 mil pessoas. Cerca de 15 mil estão em abrigos, com mais de 80 mil, desalojadas.

Bình luận


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page