top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Lula indica Gabriel Galípolo para presidir o Banco Central


Gabriel Galípolo e Fernando Haddad (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O economista Gabriel Galípolo é o indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência do Banco Central. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28) pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Palácio do Planalto.


"O presidente da República me incumbiu de fazer um comunicado aqui de que hoje [quarta-feira] ele está encaminhando ao Senado Federal, [para] o presidente [Rodrigo] Pacheco e para o senador Vanderlan [Cardoso], presidente da CAE [Comissão de Assuntos Econômicos], o novo indicado dele para a presidência do Banco Central, que vem a ser o Gabriel Galípolo, que hoje ocupa a diretoria de política monetária do banco", disse Haddad a jornalistas, ao lado de Galípolo, em Brasília.


Galípolo falou brevemente que a indicação ainda depende da aprovação do Senado, mas que a indicação é "uma honra, um prazer e uma responsabilidade imensa".


"Vamos respeitar a institucionalidade da casa, a casa tem o seu ritmo, tem os seus afazeres e vai saber julgar o melhor momento de fazer a sabatina", disse ele, que integra a diretoria do Banco Central, por indicação da Fazenda.


Antes, Galípolo trabalhou como secretário-executivo do Ministério da Fazenda ao lado de Haddad, depois de integrar a equipe de transição e atuar na campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ex-secretário de Economia e de Transportes do governo de São Paulo, Galípolo trabalhou também na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no Centro Brasileiro de Relações Internacionais e no Banco Fator, instituição que ele fundou.


Haddad também adiantou que os três nomes que vão compor a diretoria serão definidos até o final do ano. Ainda segundo ele, embora o dia da sabatina dependa do Senado, Lula já debateu o assunto com Pacheco:


"Vamos aguardar o pronunciamento do presidente Pacheco, tentei falar com ele agora a pouco, não consegui falar com ele, mas saindo daqui eu vou voltar a ligar para nós conversarmos sobre isso. Mas o presidente Lula já vinha conversando com o presidente Pacheco a respeito disso e nós vamos respeitar a institucionalidade da casa, a casa tem o seu ritmo, tem os seus afazeres e vai saber julgar o melhor momento de fazer a sabatina", comentou ele.


Gaípolo vai substituir o atual presidente Roberto Campos Neto, cujo mandato se encerra no dia 31 de dezembro. Desde o começo do mandato, Lula tem criticado com veemência as políticas do Banco Central em relação aos juros.


Em várias ocasiões, Lula criticou duramente a atuação do BC e do presidente a Campos Neto, que foi indicado na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O Brasil tem hoje o segundo maior juro real do mundo. Num grupo de 40 países, o país fica atrás apenas da Rússia.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page