top of page
banner felicidade é viver aqui niteroi canal 728x90 29 11 24 .jpg

Lula lamenta morte de presidente do Irã em queda de helicóptero


Lula durante reunião com presidente iraniano, Ebrahim Raisi, na África do Sul (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou, nesta segunda-feira (20), a morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e do chanceler do país, Hossein Amir Abdollahian. Neste domingo (19), o helicóptero que transportava as autoridades caiu, sob forte neblina, em uma área montanhosa no noroeste iraniano.


Por meio de redes sociais, Lula desejou condolências aos familiares e ao povo iraniano. “Minhas condolências aos familiares de todas as vítimas, ao governo e ao povo iraniano”, escreveu Lula. Outras autoridades que estavam na aeronave e a tripulação também morreram.


As informações foram confirmadas na manhã desta segunda-feira, após cerca de 15 horas de buscas pelos destroços da aeronave. Além de Raisi, o helicóptero transportava mais oito pessoas: o imame Al-Hashem, da Mesquita de Sexta-feira de Tabriz, o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, o governador da província do Azerbaijão Oriental, Malik Rahmati, piloto, copiloto, o chefe da tripulação, o chefe da segurança e um guarda-costas.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores também manifestou pesar em nome do governo brasileiro. “O governo brasileiro estende aos familiares do Presidente Raisi, do Chanceler Abdollahian e das demais vítimas, e ao governo e povo iranianos os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pelas irreparáveis perdas”, diz.


O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, nomeou o vice-presidente Mohammad Mokhber como chefe de Estado interino e decretou cinco dias de luto no país.

Comments


banner felicidade é viver aqui niteroi canal 300x250 5 12 24.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page