top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

'Lula pode falar comigo quando quiser', diz Trump após o tarifaço


Presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Foto: Divulgação/TSE)
Presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Foto: Divulgação/TSE)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (1º) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ligar para ele "quando quiser". Essa declaração ocorre após o governo dos Estados Unidos anunciar na última quarta-feira (30) um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros e uma série de sanções ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, na esteira do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado..


"Ele pode falar comigo quando quiser", disse Trump, em resposta a uma pergunta da repórter Raquel Krähenbühl, da TV Globo, em Washington.


"As pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada", criticou Trump, sem especificar se a crítica é direcionada ao processo de Jair Bolsonaro, no Supremo, pela trama golpista. O julgamento no Supremo sobre a trama golpista foi o motivo apresentado na carta do presidente norte-americano ao governo brasileiro para as sanções contra a economia brasileira e contra o magistrado.


Após fazer sua crítica, o presidente norte-americano disse que "ama o povo do Brasil" e evitou antecipar alguma possibilidade de reduzir a alíquota, limitando-se a dizer: "Vamos ver o que acontece" nas próximas semanas.


Em entrevista ao The New York Times nesta semana, o presidente Lula reafirmou que o Brasil negociará como país soberano e destacou que os canais de diálogo seguem abertos com a Casa Branca. "Designei meu vice-presidente, meu ministro da Agricultura, meu ministro da Fazenda, para que cada um pudesse conversar com seu homólogo e entender qual seria a possibilidade de diálogo", disse.


Lula ainda relatou para o jornal norte-americano que o governo teve 10 reuniões sobre comércio com o Departamento de Comércio americano e que, em 16 de maio, enviou uma carta pedindo uma resposta. “A resposta que recebemos foi por meio do site do presidente Trump, anunciando as tarifas sobre o Brasil. Espero, portanto, que a civilidade retorne à relação Brasil-EUA. O tom da carta dele é definitivamente o de alguém que não quer conversar”, disse na ocasião.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page