Lula rebate ameaça de Trump ao defender Bolsonaro
- Da Redação
- 7 de jul.
- 2 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu nesta segunda-feira (7) à grave intromissão de Donald Trump em assuntos internos do Brasil para defender Jair Bolsonaro (PL) e ameaçar o judiciário brasileiro. Em nota oficial, Lula deixou claro que o Brasil não aceitará interferência externa sobre suas instituições e que ninguém está acima da lei.
“A defesa da democracia no Brasil é uma responsabilidade dos brasileiros. Somos um país soberano e não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Temos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei - sobretudo aqueles que atentam contra a liberdade e o Estado de Direito”, afirmou Lula na nota oficial.
A resposta do presidente vem após Trump classificar os processos contra Bolsonaro como injustos e afirmar que ele deveria ser julgado apenas nas urnas. Em sua postagem na rede Truth Social, o presidente dos Estados Unidos se posiciona em sua defesa, afirmando que Bolsonaro "não é culpado de nada", e ataca o Supremo Tribunal Federal (STF) afirmando que o "o povo brasileiro" não aceitará sua decisão. Trump também chamou os processos contra os golpistas, que pretendiam manter Bolsonaro no poder após ser derrotado nas eleições, de "caça às bruxas".
“O grande povo do Brasil não vai tolerar o que estão fazendo com seu ex-presidente. Vou acompanhar muito de perto essa CAÇA ÀS BRUXAS contra Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores”, escreveu o estadunidense na publicação.
Jair Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado e foi declarado inelegível em 2023 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, após propagar, durante a campanha eleitoral de 2022, mentiras e desinformação com a finalidade de desacreditar, sem qualquer prova, a integridade das urnas eletrônicas, visando desestabilizar a própria democracia.
Comments