top of page
banner niteroi NQQ 780x90px 25 6 25.jpg

Lula reúne ministros no Alvorada e discute crise no Rio


(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne com ministros desde as 10h desta quarta-feira (29) para tratar da crise no Rio de Janeiro após a Operação Contenção, que deixou mais de 120 mortos. O encontro emergencial acontece no Palácio da Alvorada.


A ação policial, ocorrida nessa terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha, na capital fluminense, foi a mais letal da história do estado.


Participam do encontro com Lula:


  • o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin,

  • Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública),

  • Rui Costa (Casa Civil),

  • José Múcio (Defesa),

  • Gleisi Hoffmann (Secretária de Relações Institucionais),

  • Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania),

  • Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação),

  • Anielle Franco (Igualdade Racial),

  • Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal,

  • Marcelo Freixo, presidente da Embratur.


Nesta terça-feira (28), o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, reconheceu que a operação excedeu os “limites e as competências” do governo estadual e cobrou mais apoio federal no enfrentamento às organizações criminosas que atuam no estado. Ele foi rebatido pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que afirmou não ter recebido pedido para apoio à operação e o governo federal, agora, estuda as próximas ações.


A operação, segundo o governo do estado, foi realizada para combater o Comando Vermelho nos complexos do Alemão e da Penha. Em retaliação, os criminosos interditaram 35 ruas em diversos pontos da cidade, com veículos atravessados, latões de lixo, barricadas e pilhas de materiais em chamas.


Para especialistas, a operação gerou um grande impacto na capital fluminense e não atingiu o objetivo de conter o crime organizado, pelo contrário, ações como esta apenas fortalecem a violência.


Lula chegou a Brasília na noite desta terça-feira, após uma viagem ao Sudoeste Asiático. O deslocamento durou o dia todo, e o avião presidencial pousou na capital federal, vindo de Joanesburgo, por volta das 20h30.


Uma reunião comandada pela Casa Civil já havia começado a tratar sobre o tema nesta terça-feira, antes da chegada de Lula.


O ministro Rui Costa atendeu ao pedido do governador do Rio de Janeiro para transferência de 10 detentos para presídios federais que teriam liderado de dentro da cadeia ações que culminaram com o caos na cidade.

 
 
 
cvv.jpg
banner niteroi NQQ 300x250px 25 6 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page