Lula se reunirá com Putin após conversa com Zelensky
- Mehane Albuquerque
- 1 de abr.
- 2 min de leitura
O presidente Lula desembarcará em Moscou no dia 9 de maio, data do Dia da Vitória, que marca o triunfo da União Soviética sobre a Alemanha de Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial. Uma reunião entre o presidente brasileiro e o líder russo Vladimir Putin já está marcada. Enquanto isso, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, tenta retomar o canal de diálogo com o governo brasileiro para que Lula atue como mediador na guerra.

Uma fonte da diplomacia no Palácio do Planalto, sob reserva, afirmou à coluna de Daniela Lima, no g1, que um pedido da Ucrânia foi feito após entrevista do chanceler do país, que afirmou publicamente que Lula é um agente de mediação. O presidente brasileiro, por sua vez, disse à imprensa internacional que pretende falar por telefone com o ucraniano e essa conversa deve acontecer na próxima semana.
Ao anunciar o telefonema, Lula demonstrou seu descontentamento com Zelensky:
“Espero que ele esteja agora interessado na paz”, disse o petista.
Diplomatas brasileiros avaliam que a atitude de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, de enxotar Zelensky da Casa Branca pode reabilitar propostas de paz criadas pelo Brasil ou pela China. O Brasil vem atuando nos bastidores para estabelecer um diálogo diplomático sobre a guerra.
No início do ano, Zelensky afirmou que “o trem do Brasil” como protagonista na mediação com os russos já havia passado. O líder ucraniano chegou a dizer que Lula “não é mais um ‘player'” nas relações internacionais.
A diplomacia brasileira avalia que a viagem à Rússia é uma oportunidade para o Brasil retomar o protagonismo nas negociações internacionais, principalmente após os desgastes de Trump na construção de acordos.
*Com informações do g1
댓글