Lula vence, mas decisão da eleição presidencial é adiada
Contrariando os prognósticos dos principais institutos de pesquisa, que lhe davam margens de vantagem de cerca ou mais de 10% sobre Jair Bolsonaro (PL), o candidato do PT à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, venceu o primeiro turno das eleições, mas sem abrir uma dianteira capaz de liquidar a disputa neste domingo, 2 de outubro.
Até o fechamento desta edição, com 98,53% dos votos apurados em todo país, Lula tinha 48,11% dos votos válidos, contra 43,48% de Jair Bolsonaro. O total apurado já era suficiente para determinar matematicamente que a eleição para presidente será decidida no segundo turno. Simone Tebet (MDB) havia conseguido 4,19% e Ciro Gomes (PDT), 3,05% da preferênncia dos eleitores, enquanto os demais candidatos não cheraram a 1% dos votos cada um.
Castro vence
Na eleição para o governo do Estado do Rio, Cláudio Castro (PL) elegeu-se em primeiro turno, derrotando, maais uma vez, os institutos de pesquisa e, na sequência, Marcelo Freixo (PSB) e Rodrigo Neves (PDT), seus principais adversários.
Assim como aconteceu na eleição presidencial, os levantamentos feitos antes da eleição ficaram muito aquém dos resultados apresentados até o fechamento desta matéria, quando, com 98,57% dos votos aputados no estado, Castro aparecia na liderança absoluta, com 58,50%, seguido de Freixo, com 27,47%, Paulo Ganime (Novo), com 5,34%, e os demais concorrentes com menos de 1% dos votos cada um.
Romário senador
A eleição para o Senado foi onde os institutos de pesquisa mais se aproximaram da realidade. Romário (PL) foi reeleito com 29,13% dos votos, seguido de Alexandre Molon (PSB), com 21,30%, também com base na totalização verificada até o fechamento da matéria.
Comments