top of page

Luna-25 se chocou com a Lua e se destruiu, diz Roscosmos


(Foto: Grigory Sysoev/Sputnik)

A estação espacial Luna-25, que deveria pousar e estudar a Lua, sofreu um acidente fatal neste domingo (20) e caiu na sua superfície, segundo a Roscosmos.


Segundo dados preliminares, a estação espacial Luna-25 entrou em uma órbita imprevista e colidiu com a Lua, anunciou neste domingo (20) aos jornalistas o serviço de imprensa da agência espacial russa Roscosmos.


"De acordo com os resultados da análise preliminar, devido ao desvio dos parâmetros de impulso reais em relação aos calculados, a estação espacial Luna-25 passou para uma órbita não calculada e deixou de existir como resultado da colisão com a superfície da Lua", indicou o comunicado.


A Roscosmos explicou que no sábado (19), segundo o programa de voo, a estação deveria fazer um movimento de impulso para entrar em órbita elíptica pré-pouso.


"Por volta das 14h57, horário de Moscou [08h57, no horário de Brasília], a comunicação com a espaçonave Luna-25 foi interrompida. As medidas implementadas em 19 e 20 de agosto para procurar o dispositivo e entrar em contato com ele não produziram resultados", detalhou a agência espacial.


As razões da perda da estação serão analisadas por uma comissão interministerial especialmente formada para o caso, acrescentou a Roscosmos.


Durante o voo, foram ativados os instrumentos científicos na estação, que fizeram as primeiras medições e transmitiram os resultados para a Terra. De acordo com a Roscosmos, os dados começaram a ser analisados pelos cientistas.


Além disso, a estação transmitiu várias fotos, inclusive coloridas, e após entrar em órbita, fotografou a superfície da Lua. Ela captou a cratera Zeeman no polo sul lunar, no lado oculto do satélite terrestre, com as imagens da cratera aumentando significativamente as informações que os cientistas tinham sobre ela.


A previsão era que a Luna-25 mudaria sua órbita após mais duas correções para uma órbita elíptica, com uma distância mínima de 18 km da superfície lunar, devendo pousar em uma área ao norte da cratera Boguslavsky, no lado visível da Lua.


A estação espacial anterior, a Luna-24, foi enviada à Lua em 1976.


Fonte: Sputnik Brasil

Comentários


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page