top of page
banner felicidade é viver aqui niteroi mulher 780x90 29 11 24.jpg

Lupi anuncia 'pente-fino' em 800 mil benefícios temporários do INSS


O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (Foto: Joedson Alves/Agência Brasil)

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou nesta sexta-feira (5) que o governo federal realizará um “pente-fino” nos benefícios previdenciários temporários, como o auxílio-doença, verificando a validade daqueles que estão em vigor há mais tempo.


De acordo com o ministro, a revisão nos benefícios temporários não é realizada desde 2019. Enquanto a previsão é que o processo ocorra a cada dois anos.


"Todo mundo que tem mais dois anos de benefício, que não é o permanente, é o temporário, ele tem necessidade de fazer um novo exame para saber se ele continua tendo aquele direito. Então isso já está começando a ser organizado. Isso vai dar em torno de 800 mil pessoas, um pouquinho mais, um pouquinho menos, que poderão ter que fazer essa nova perícia para confirmar o nosso benefício", disse Lupi.


Lupi destacou que um dos alvos principais do pente-fino será as "ações inescrupulosas de intermediários".


“Estamos começando um sistema de triagem, de apuração, de possíveis irregularidades para corrigir rumos. De dois em dois anos, se pode fazer isso. [Vai ser] principalmente nos benefícios temporários, alguns erros que se pode cometer, terem sido cometidos e, principalmente, coibindo sempre ações inescrupulosas de intermediários”, afirmou.


Em maio deste ano, o Ministério da Previdência Social apontou que havia 1,36 milhão de benefícios temporários em vigor. Lupi esclareceu que nem todos os beneficiários precisarão ser chamados para perícia presencial, uma vez que determinados casos serão resolvidos por meio do cruzamento de dados cadastrais.

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
banner felicidade é viver aqui niteroi mulher 300x250 27 11 24.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page