top of page
banner felicidade é viver aqui niteroi mulher 780x90 29 11 24.jpg

Luto no jornalismo esportivo: Apolinho, Antero e Silvio Luiz

(Reprodução)

Num espaço de menos de 24 horas, o jornalismo esportivo brasileiro perdeu três de suas maiores referências: morreram Washington Rodrigues, o Apolinho, aos 87 anos, Antero Greco, aos 69, e Silvio Luiz, aos 89 anos.


Apolinho, um ícone do rádio

(Foto: Apolinho/Instagram)

Além de grande repórter e comentarista esportivo do rádio, Washington também foi técnico do Flamengo em 1995. Apaixonado pelo Flamengo, ele morreu durante a partida entre Flamengo e Bolívar, pela Libertadores, na noite de quarta-feira no Maracanã - com goleada Rubro-Negra por 4 x 0. O óbito foi em decorrência de um câncer de fígado. O velório do ícone do rádio ocorre no Salão Nobre do Flamengo. O sepultamento será no Cemitério São João Batista, em Botafogo, às 16h, nesta quinta-feira.


Washington também levou para as transmissões esportivas o seu bom humor e criatividade na criação de expressões populares e bordões emblemáticos. Era comum ouvi-lo se referir ao público da geral do Maracanã como “geraldinos” e da arquibancada, “arquibaldos”. Ele também popularizou a expressão: “Mais feliz do que pinto no lixo” e “briga de cachorro grande”, quando se referia a jogos em que duas potências futebolísticas se enfrentavam. Foi dele a expressão “chocolate”, para ressaltar uma vitória por goleada de um time contra outro.


Washington Rodrigues se inspirou na música El Bodeguero, do cubano Richard Egües e cantada por Nat King Cole. Um verso da canção diz: “Toma chocolate. Paga lo que debes”.


Antero Greco, jornalista e apresentador

(Reprodução)

Desde junho de 2022, Antero Greco lutava contra um tumor cerebral e estava internado e sedado nos últimos dias no Hospital Beneficência Portuguesa Mirante, na capital paulista, onde veio a óbito no início desta quinta-feira, aos 69 anos.


O velório e o enterro de Antero Greco estão marcados para o Cemitério Redentor, em Sumaré, São Paulo, nesta quinta-feira.


Antero começou a carreira em 1974 no jornal O Estado de São Paulo. Em 1994 passou a integrar a bancada do SportsCenter, na ESPN, onde permaneceu até o fim da carreira.


De acordo com o Globo, em 9 de setembro do ano passado, durante um programa ao vivo, Antero passou mal e precisou ser retirado do estúdio às pressas. Após o diagnóstico do tumor cerebral, foi hospitalizado e submetido a uma cirurgia antecipada. Após o procedimento e sessões de radioterapia, enfrentou uma recente deterioração em seu estado de saúde.


Sílvio Luiz, um ícone da narração esportiva

(Foto: Santos F.C/X)

Um dos principais nomes das transmissões esportivas no Brasil, Silvio Luiz estava internado desde a última quarta-feira (8) no Hospital Oswaldo Cruz, onde faleceu nesta quinta-feira por falência múltiplas dos órgãos.. Ele lutava com problemas de saúde desde o dia 7 de abril, quando precisou deixar a transmissão da final do Campeonato Paulista após sofrer um derrame. Com bordões marcantes, se tornou uma das principais vozes da televisão brasileira.


Com passagens pela Record, Band e SBT, o locutor retornou às transmissões esportivas em 2022, pela Record, para narrar o Paulistão nas plataformas digitas da emissora, ao lado dos humoristas Bola e Carioca.


Autor de grandes bordões durante a narração de partidas de futebol – entre eles “Olho no lance” e “Pelas barbas do profeta” -, Silvio Luiz Peres Machado de Souza nasceu na capital paulista em 14 de julho de 1934. A trajetória do jornalista começou aos 18 anos, na Rádio São Paulo, e logo no ano seguinte foi contratado pelo TV Record. Foi na emissora que ele se tornou o primeiro repórter em campo da tevê brasileira.


Bordões que se tornaram clássicos

"Está valendo"

"Acerta o seu daí que eu arredondo o meu daqui"

"Pelas barbas do profeta"

"Olho no lance"

"Pelo amor dos meus filhinhos"

"O que eu vou dizer lá em casa?"

"Confira comigo no replay"

"Balançou o capim no fundo do gol"

"Foi, foi, foi, foi ele... o craque da camisa número..."


Com informações da Agência Brasil

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
banner felicidade é viver aqui niteroi mulher 300x250 27 11 24.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page