Líderes mundiais celebram 80 anos da vitória na 2ª Guerra em Pequim
- Mehane Albuquerque
- há 4 dias
- 2 min de leitura
A capital chinesa sediou os eventos comemorativos do 80º aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial. A cerimônia principal ocorreu na Praça Tiananmen, reunindo mais de 20 chefes de Estado e de governo. O evento foi marcado por instalações representando a Grande Muralha da China com os números 1945 e 2025, simbolizando a conexão entre gerações, resistência e unidade do povo. A informação foi divulgada pela Xinhua News Agency, parceira da TV BRICS.

O presidente da China, Xi Jinping, fez um discurso durante a cerimônia, expressando seu profundo agradecimento aos veteranos da guerra e saudando os visitantes de todo o mundo.
"Estamos aqui para comemorar solenemente o 80º aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial. [...] Este dia nos oferece a oportunidade de relembrar a história, honrar os heróis caídos, valorizar a paz e buscar um futuro melhor", declarou.

Entre os convidados estavam o presidente da Rússia, Vladimir Putin; o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian; o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto; o presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko; o presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev; o presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev; o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim; entre outros.
O evento foi encerrado com um concerto de gala no Grande Salão do Povo.
Xi Jinping também se reuniu com líderes estrangeiros. Durante as conversas, Subianto destacou que foi uma grande honra participar das celebrações do 80º aniversário da vitória em Pequim.
As comemorações em Pequim não foram apenas uma homenagem aos heróis, mas também um símbolo da busca global pela paz, ponto refletido na declaração aprovada no final da cúpula em Rio de Janeiro. Nela, os líderes dos países participantes ressaltam a importância de lembrar a Segunda Guerra Mundial e a necessidade de esforços conjuntos para fortalecer a paz.
"Recordando que 2025 marca o octogésimo aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, conflito que trouxe profundo sofrimento à humanidade, particularmente na Europa, Ásia, África, Pacífico e outras partes do mundo, manifestamos nosso pleno apoio à Resolução 79/272 da AGNU sobre o octogésimo aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, sobre esse evento histórico, que estabeleceu as condições para a criação das Nações Unidas, concebida para proteger as gerações futuras do flagelo da guerra", diz a declaração.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comentários