MAC abre as portas para a arte da periferia
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

MAC abre as portas para a arte da periferia

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói abre ao público, a partir desta sexta-feira (17/12), a sexta edição da exposição coletiva 'Suburbanidades: O lugar da periferia na arte contemporânea', que apresenta obras, potencializadas pelo olhar poético dos subúrbios, de vinte e cinco artistas, e será apresentada pela primeira vez em Niterói. A curadoria é assinada por Cynthia Dias e por Junior Coruja. O público vai poder ver, na varanda do Museu, cerca de 40 trabalhos, com técnicas variadas, entre pintura, fotografia, escultura, objeto, instalação e site specific.

Jovelina Pérola Negra em gravura de Hully Roque / Divulgação

O objetivo é iniciar um movimento orgânico de diálogo artístico e estético entre as regiões do Estado do Rio de Janeiro, segundo a idealizadora do projeto Cynthia Dias.


“Suburbanidades é uma iniciativa que visa divulgar os artistas existentes nas áreas fora do eixo Centro/Zona Sul do Rio de Janeiro, assim como a linguagem visual produzida pelos territórios periféricos”, conta ela.


A representatividade expandida da mostra apresenta obras interligadas por temáticas afins, convergência entre protestos, processos de resistência criativa, potências femininas, dinâmicas territoriais, pluralidade, entre outras.


Artistas participantes


A. Mapô, Alexandre Paes, Aluana, Ana Bia Novais, Andréa Hygino, Bea Simões, Bia Gonçalves, Day Rosa, Edzita SigoViva, Fábio Muniz, Hully Roque, Isabela Cordeiro, Juliana Trajano, Karine Souza, Kimera Moreira, Maria Cristiane, Marlon Chapeleiro, Monique Ribeiro, Monique Serenado, Myllena Araujo, Paulo Jorge Gonçalves, Roberta Vaz, Tâmisa Pereira, Tayná Alcantara e Thais Basilio.


Sobre a curadoria


Cynthia Dias


Arte educadora, curadora independente e grafiteira. Licenciada em Belas Artes pela UFRRJ (2017) com período sanduíche em História da Arte pela Universidade de Coimbra (2010-2012). É idealizadora e produtora dos projetos Suburbanidades – O Lugar da Periferia na Arte Contemporânea e Mostra Sala Preta. Faz parte do grupo de pesquisa CNPQ/IBRAM "Artistas Negros e Representações do Negro no acervo do MNBA" e da "Brabas Crew", um grupo de grafiteiras mulheres. Ganhadora do Prêmio Cultura + Diversidade (2017) e do Prêmio Arte Escola (2020), ambos da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.


Junior Coruja


Mestre em Arte e Cultura Contemporânea pelo PPGARTES-UERJ. Possui, ainda, Licenciatura em Artes Visuais pela mesma instituição. Arte-educador, oficineiro, tarólogo e produtor cultural desde 2014 pelo Instituto Cultural Grupo 100% Suburbano. Participou como assistente curatorial na mostra Natureza Concreta em 2017 na Caixa Cultural. Elaborou os textos críticos para o catálogo da mostra “Urbanas Mutações - da Matéria ao Espírito” em 2020. Elaborou, ainda, o texto curatorial da mostra individual “Pele Sobre Pele” de Alex Pitanga na Casa Amarela em 2012. Integra atualmente o conselho consultivo da Revista Acadêmica Círculo de Giz.


Serviço


Exposição coletiva “6ª Suburbanidades: o lugar da periferia na arte contemporânea”

Curadoria: Cynthia Dias e Junior Coruja

Período de visitação: de 17 de dezembro de 2021 a 12 de fevereiro de 2022

De terça a domingo, das 10h às 18h.

Local: MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói - varanda

Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n, Niterói


Ingresso: R$ 12 (inteira). Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia (R$ 6). Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças de até 7 anos, portadores de necessidades especiais, moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e visitantes de bicicleta. Na quarta-feira, a entrada é gratuita para todos.


Protocolos sanitários


Todos os protocolos sanitários serão seguidos, como a obrigatoriedade do uso de máscaras. Com base no decreto municipal nº 14.141/2021 e no plano Novo Normal da Prefeitura de Niterói, a Secretaria das Culturas e a Fundação de Arte de Niterói estabeleceram novas normas para o funcionamento dos equipamentos culturais da cidade.


Desde 1º/10/2021 é necessário apresentar comprovante de vacinação contra a covid-19 em dia, para entrar nos equipamentos culturais de Niterói. O comprovante de vacinação pode ser apresentado no formato impresso ou digital e deve ser acompanhado de um documento com foto.


Informações: (21) 2722-1543 | mac@macniteroi.com.br | | facebook.com/macniteroi.oficial


Natal e Réveillon: O museu estará fechado (galerias internas e pátio), nos dias 24 e 25 de dezembro e de 31 de dezembro de 2021 a 3 de janeiro de 2022.


Fonte: Departamento de Imprensa SMC/FAN

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page