top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Macaé lança projeto de Miniflorestas Urbanas

A Prefeitura de Macaé lançará, na próxima segunda-feira e terça-feira, 11 e 12 de novembro, o projeto de Miniflorestas Urbanas, no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da UFRJ em Macaé (NUPEM). O projeto, coordenado pela Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade, tem como objetivo promover a restauração da Mata Atlântica em áreas urbanas, adaptando o município às mudanças climáticas.

Divulgação

As espécies que serão utilizadas na primeira etapa do projeto das miniflorestas urbanas são: ingá, aldrago, tapirira, carrapeta, aroeira, saboneteira, babosa branca, açoita cavalo, babosa branca, crindiúva, camboatá, pau-formiga, mirindiba, jerivá, pau ferro, sibipiruna, eritrina, quaresmeira, aroeira salsa. O plantio acontecerá nestas datas, com a presença do prefeito Welberth Rezende, a partir das 8 horas dentro da área do NUPEM.


A secretária de Ambiente e Sustentabilidade, Isaura Sales, explicou que o projeto também vai adaptar o município às mudanças climáticas através da absorção de dióxido de carbono, garantindo a melhoria do clima, da qualidade de vida e a saúde do cidadão.


"A nossa motivação para a criação do projeto das miniflorestas urbanas no município partiu da necessidade urgente de adaptar a cidade aos extremos climáticos através do aproveitamento de pequenos espaços urbanos, restaurando o bioma Mata Atlântica", destacou a Coordenadora de Arborização e Paisagismo, Fernanda da Silva Norbert Costa, acrescentando que serão implantadas espécies no NUPEM e no Jardim Guanabara.


O engenheiro Florestal responsável pelo projeto, Oduvaldo Filho, disse que a implantação do projeto piloto no NUPEM é uma forma de experimento científico visa avaliar a efetividade de diferentes metodologias a fim de criar um modelo a ser aplicado nas demais áreas no município, que serão levantadas para implantação do projeto. Acrescentou que a vegetação plantada nas miniflorestas será formada por espécies florestais da Mata Atlântica com alta diversidade.


"Serão plantadas de forma adensada para recriar Mata Atlântica natural em espaços urbanos", explicou.


Na segunda etapa do projeto serão plantadas mudas de pau brasil, jacarandá da bahia, cedro rosa, jussara, jatobá, vinhático, ipê amarelo, ipê roxo, ipê branco, guanandi, ormosia, guapuruvu, embaúba, jequitibá rosa.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page