top of page
banner felicidade é viver aqui niteroi pescador 780x90 29 11 24.jpg

Macron cita 8 de janeiro e elogia Lula por fortalecer democracia


O presidente da França, Emmanuel Macron, fez elogios ao presidente Lula pelo fortalecimento da democracia e a forma como o Brasil atuou, no sentido de desmontar o movimento antidemocrático da tentativa frustrada de golpe de Estado que culminou no 8 de Janeiro de 2023.


Em evento no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (28), Macron destacou que os dois países têm valores bastante comuns com relação à democracia, e compartilham de confiança mútua em suas respectivas áreas econômicas.


“Estamos em um combate internacional imbuídos dos valores em comuns”, disse Macron após os dois presidentes assinarem uma série de acordos, neste terceiro e último dia de visitas do presidente francês ao Brasil.


Macron elogiou a forma como o Brasil tem atuado para manter e revigorar a democracia. “Ninguém está a salvo de forças de sistemas que venham a estremecer a democracia. A força democrática do Brasil venceu e retomou todos equilíbrios. Quero agradecer pelo combate e resistência, bem como pela forma como restaurou a democracia no Brasil”.


O presidente francês assegurou que tem interesse em inaugurar um novo capítulo da parceria estratégica entre os dois países. “Entre as mais importantes que assinamos, porque temos um território francês na Amazônia, que é a Guiana, é o estatuto de intercâmbio entre os dois países e o aumento da parceira na luta contra o crime na fronteira (do Brasil) com a Guiana e contra o garimpo ilegal”, afirmou, depois de mais de duas horas de reunião no Palácio do Planalto, com assinaturas de 20 atos formais em várias áreas como bioeconomia, defesa, agricultura, cultura e transição energética.


Durante a sua fala, Macron anunciou a liberação de 1 bilhão de euros para financiar projetos de proteção das florestas da Guiana e da Amazônia. “Vamos trabalhar em uma dupla missão para desenvolver uma bioeconomia que permita atividades econômicas sustentáveis dos dois lados e de forma inclusiva”.


Segundo ele, os dois países estão escrevendo uma nova página de parceria estratégica. “Com os textos e as fortes decisões que tomamos, intensificamos intercâmbio e aumentamos a luta contra todos tipos de crimes que afetam brasileiros e franceses”, acrescentou.


Macron reiterou que seu país “ama e acredita no Brasil”, e que há muito a ser comemorado no ano que vem, quando os dois países completam dois séculos de relações. O presidente francês lembrou que seu país não é apenas o terceiro maior investidor no Brasil, mas o primeiro em termos de geração de empregos no Brasil.


“A confiança em nossas economias e democracia nos une”, acrescentou ao elogiar os modelos econômicos brasileiros voltados ao combate à inflação e à reposição de energia sustentável. “Temos todas as razões para acreditar que isso continuará”, complementou.


Condecoração

Durante a cerimônia, Lula condecorou Macron com o colar da ordem do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria da diplomacia brasileira. O presidente francês, por sua vez, disse que, como Lula já tem a maior honraria francesa, a Insignia da Ordem da Legião de Honra no Grau de Oficial, e por conta disso, condecorou a primeira-dama, Rosangela Lula da Silva, a Janja..


Com a Agência Brasil

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page