top of page

Maior ídolo do Vasco, Roberto Dinamite morre aos 68 anos


(Foto: Daniel Ramalho/CR Vasco da Gama)

Maior ídolo da história do Vasco, Roberto Dinamite faleceu neste domingo (8), às 10h50, aos 68 anos de idade. Tratando um câncer no intestino, o ex-jogador foi internado no último sábado (7) em um hospital do Rio de Janeiro após apresentar piora no quadro.


Ídolo do Vasco, ele disputou 1.110 jogos com a camisa cruzmaltina, foi o maior artilheiro do clube com 708 gols marcados e conquistou o Campeonato Brasileiro de 1974, além de cinco edições do Campeonato Carioca (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992).


Nas redes sociais, a equipe de São Januário lamentou a morte de Roberto Dinamite, que foi presidente do clube entre os anos de 2008 e 2014: “É com o mais profundo pesar que o Vasco da Gama recebe a informação que o #MaiorDeTodos nos deixou neste domingo. Carlos Roberto de Oliveira, o Dinamite, dedicou 29 dos seus 68 anos ao clube como atleta e presidente. Te amaremos para sempre, Calu. Descanse em paz".

Lula: 'Um gigante do futebol brasileiro'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também usou as redes sociais para homenagear o ídolo do seu clube de coração no Rio de Janeiro.


"Roberto Dinamite foi um gigante na história do Vasco da Gama e do futebol brasileiro. Como torcedor do Vasco no Rio, admirei muito seu futebol bonito, ofensivo, de um chute tão potente de perna esquerda que virou apelido. E de apelido, sobrenome", escreveu o presidente.

Quem também se manifestou foi um dos grandes ídolos do Vasco, o ex-jogador Juninho Pernambucano: “Descanse em paz eterno gigante Roberto Dinamite. O futebol e todos nós te agradecemos por tudo. Você foi o maior de todos com a Cruz de Malta no peito. Muita a força para toda a família”.

Natural de Duque de Caxias, Carlos Roberto de Oliveira estreou no time profissional do Vasco em 1971, em uma partida contra do Bahia válida pelo Campeonato Brasileiro. Em 1992 ele deixou o futebol, mas no ano seguinte foi realizado um amistoso de despedida dos gramados entre Vasco e La Coruña (Espanha) no Maracanã.


Entre os feitos de sua vitoriosa carreira, Dinamite, que tinha o dom de balançar as redes adversárias, é o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro (com 190 gols), é o maior artilheiro da história do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro (com 279 gols) e é o maior artilheiro da história de São Januário (com 184 gols).


Velório segunda e terça

O Vasco anunciou que o corpo de Roberto Dinamite será velado no Estádio de São Januário a partir das 10h (horário de Brasília) desta segunda-feira (9).


“Aos que quiserem se despedir do maior artilheiro da história do Vasco, do Brasileirão, do Carioca e de todos os clássicos do Rio de Janeiro, o velório vai ocorrer nesta segunda-feira (9) de 10h às 19h. O corpo estará no campo de São Januário, próximo ao local da estátua de Roberto. A entrada do público será feita pelo portão 3. Os sócios do Vasco podem acessar pela entrada social”, diz nota divulgada neste domingo (8).


O velório terá sequência na terça-feira (10), para familiares e convidados, entre 9h e 10h, para uma cerimônia de corpo presente. Depois o corpo de Roberto Dinamite será levado, às 10h30, por um carro do Corpo de Bombeiros, para o Cemitério Nossa Senhora de Belém, em Duque de Caxias, onde será sepultado.

300x250px.gif
728x90px.gif