top of page

Maior telescópio solar do mundo inicia fase de teste na China

Um conjunto de telescópios solares instalados no sudoeste da China começou sua fase de testes de observação do sol nesta sexta-feira (14/7), de acordo com o Centro Nacional de Ciências Espaciais (NSSC, da sigla em inglês) da Academia Chinesa de Ciências, desenvolvedor do projeto

Reprodução / CGTN

O Telescópio Solar de Rádio de Daocheng (DSRT, da sigla em inglês), parte do Projeto Meridiano da fase 2 do país e o maior do mundo em sua categoria, tem a capacidade de monitorar atividades solares de forma contínua e estável, com alta qualidade. Além disso, as capacidades de observação, como a detecção de pulsares, foram verificadas após meio ano de ajustes e testes.


Localizado na borda do Planalto Qinghai-Xizang, no sudoeste da província de Sichuan, a uma altitude de mais de 3.800 metros acima do nível do mar, o telescópio de imagens de rádio solar é composto por 313 antenas parabólicas de seis metros de largura, que cercam uma torre de calibração de 100 metros de altura no centro.


O telescópio será usado para capturar imagens de alta precisão de eventos solares e explorar métodos para monitorar pulsares, rajadas rápidas de rádio e asteroides, informou o NSSC.


Em 2008, a China lançou o Projeto Meridiano, uma rede de monitoramento composta por 31 estações terrestres, para investigar o clima espacial e entender os processos por trás desses eventos catastróficos.


*Com informações da CGTN


Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page