top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Maioria do STF derruba indulto de Bolsonaro a Daniel Silveira


O ex-deputado bolsonarista Daniel Silveira (Reprodução)

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (4) derrubar a validade do indulto concedido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro ao então deputado federal Daniel Silveira.


Até o momento, seis dos dez ministros entenderam que houve desvio de finalidade para beneficiar o ex-deputado bolsonarista, que tinha sido condenado pelo Supremo a 8 anos e 9 meses de prisão, em maio do ano passado, por crimes no processo a que responde por ataques à Corte. Há dois votos pela manutenção do indulto, justamente os dos ministros indicados ao STF por Bolsonaro..


A maioria seguiu o voto proferido pela presidente da Corte e relatora dos processos, ministra Rosa Weber, para anular o benefício.


Além da ministra, o entendimento foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Cármen Lúcia.


Em seu voto, Barroso rebateu as acusações de que a condenação de Silveira foi desproporcional. Para o ministro, a conduta do ex-parlamentar não se enquadra na liberdade de expressão.


"Não podemos confundir liberdade de expressão com incitação ao crime e convocação para a invasão física do prédio das instituições e para agressão física de seus integrantes. Não podemos indultar esse tipo de comportamento", afirmou.


No início da sessão de hoje, os ministros André Mendonça e Kassio Nunes Marques votaram para validar o indulto. Para os ministros, a Constituição concedeu ao presidente da República o poder de concessão de graça constitucional a condenados, medida que não poder ser revista pelo Judiciário.


Apoiador de Bolsonaro, Silveira fazia parte da base do ex-presidente na Câmara dos Deputados.


O decreto de indulto foi editado em 21 de abril, um dia após a condenação do parlamentar.


Em fevereiro, após deixar o mandato, Silveira foi preso por descumprir regras da detenção domiciliar e fazer novos ataques ao Supremo.


Com informações da Agência Brasil

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page