top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Mais chuvas são esperadas para essa quarta (8/2)

Niterói segue em estágio de alerta nesta quarta-feira (8/2) após as fortes chuvas que atingiram a cidade desde a tarde de ontem (7/2). A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói informa que o volume da precipitação foi acima do esperado: 115% da média climatológica para o mês, que é de média 134mm. O maior acumulado de chuva foi registrado em Maria Paula com 156,6 mm.

Divulgação / Prefeitura de Niterói

Na tarde desta terça (7/2) em apenas seis horas choveu 134,8 mm no Rio do Ouro. As regiões do Maravista (131,4 mm), Maria Paula (130,0 mm), Tenente Jardim (127,8 mm) e Várzea das Moças (113,6 mm) foram as mais castigadas. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária atendeu 23 famílias, ao longo da noite de ontem e madrugada de hoje. Destas, 12 foram alojadas nos pontos de apoio da prefeitura, num total de 38 pessoas. Além disso, 2 outras famílias aceitaram o acolhimento institucional, somando 7 pessoas.


O prefeito de Niterói, Axel Grael, acompanhou o todo o trabalho das equipes com a coordenação da Defesa Civil da cidade.


“Foram chuvas muito intensas. Estamos com equipes da Prefeitura trabalhando em toda a cidade. Tivemos pontos de alagamento. É muito importante que todos mantenham muita atenção e acompanhem as informações da Defesa Civil", destacou Grael.


Segundo a secretária de conservação se serviços públicos, Dayse Monassa, a Clin retirou até agora 80 toneladas de detritos. Equipes de limpeza de rios e canais estão distribuídos nos pontos críticos.


"Temos equipes reforçadas em Maria Paula e Mata Paca, onde o volume de chuva foi muito intenso. Houve deslizamentos, em Muriqui, por exemplo. A prioridade nesse momento é desobstruir, retirar árvores, avaliar os postes que oferecem riscos e comunicar à empresa para tomar providências e fazer a religação da energia", disse ela.


Ao lado do secretário de Defesa Civil de Niterói, tenente coronel Walace Medeiros, e de Dayse Monassa, Axel divulgou um vídeo na manhã de hoje divulgando as últimas informações sobre as ações da prefeitura e orientando sobre o protocolo de chuvas na cidade.


Assista:


Equipes nas ruas


Agentes da Prefeitura, entre Defesa Civil, Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), Secretaria Municipal de Saúde, Samu e Secretaria de Assistência Social e Economia Solidária atuam nas ruas da cidade.


A NitTrans está com o efetivo reforçado, com operadores nas ruas orientando os motoristas e atuando nos desvios necessários. Equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) estão atuando nos serviços emergenciais de retirada de árvores, limpeza de ralos, caixas de passagem e ruas. Também há caminhões Vac All – equipamentos de aspiração com alto poder de sucção – percorrendo trechos da cidade. O veículo é usado em pontos de alagamento para agilizar o escoamento da água.


Prevenção


A Defesa Civil orienta que, em caso de estágio de Atenção, Alerta ou Alerta Máximo, a população evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos. Além disso:


- Os moradores de áreas de riscos devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e preparados para se deslocarem para locais seguros.


- As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar.


- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.


Estágios


A Defesa Civil trabalha com quatro estágios operacionais: Vigilância (normal), Atenção, Alerta e Alerta Máximo, que se referem às condições meteorológicas. Cada estágio possui medidas e protocolos que devem ser adotados pela Defesa Civil, órgãos públicos e pela população que vão do monitoramento até a evacuação de pessoas em áreas de risco.


Informação


A população pode ligar para 199 ou 2620-0199 em caso de emergências. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.


Sistema Municipal de Defesa Civil


A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia tem 128 Nudecs (Núcleos de Defesa Civil) e mais de 2400 voluntários pela cidade. O sistema de monitoramento conta, atualmente, com 46 pluviômetros, sendo 30 de operação da secretaria e 16 do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e 37 sirenes espalhadas pelas comunidades, com alcance de mais de 120 mil pessoas.


Além disso, a Secretaria conta com cerca de 30 pontos de apoio para a população nos casos de acionamento de sirene e riscos de deslizamentos e desabamentos que podem ser consultados por meio do aplicativo Alerta DCNit, no ícone sirenes – pontos de apoio.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page