top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Mais da metade do MPF assina manifesto contra Aras


ree
Categoria de procuradores da República reagiu contra atos recentes do procurador-geral, Augusto Aras

Dos cerca de 1.150 integrantes do Ministério Público Federal, mais da metade dos procuradores - quase 600 - assinaram um manifesto de inconformismo em relação à declaração do presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (28), em sua live semanal, de que daria ao procurador-geral da República, Augusto Aras, uma terceira vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

Além da repercussão negativa da fala de Bolsonaro, Aras já vinha sendo alvo de críticas desde o início de sua gestão, pelo fato de não ter sido escolhido entre a lista tríplice eleita pela categoria. Atos recentes do procurador-geral não repercutiram bem entre seus colegas. No ano passado, ele foi escolhido por Bolsonaro para o cargo sem ter obtido apoio da maioria dos votos entre os procuradores da República.

No abaixo-assinado, os procuradores defendem a aprovação de Proposta de Emenda à Constituição (PEC), pelo Congresso Nacional, que obrigue a escolha do PGR entre os indicados na lista tríplice da categoria.

Trecho do abaixo-assinado:

"A Constituição da República reservou ao Ministério Público Federal (MPF) um papel singular na defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Para a concretização da missão institucional, a independência é uma garantia fundamental, cuja necessidade é reconhecida pela Constituição.

Com a finalidade de garantir à Procuradoria-Geral da República a efetiva independência indispensável ao exercício da missão constitucional do MPF, é necessário fazer um debate amplo, público e aberto sobre a institucionalização, mediante inclusão no texto constitucional, da regra de que o(a) Procurador(a)-Geral da República seja escolhido pelo(a) Presidente da República com base em lista tríplice escolhida pelos membros da instituição, a exemplo do que acontece com o(a) Procurador(a)-Geral de Justiça no Distrito Federal e nos 26 (vinte e seis) estados da Federação."

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page