Mais de 200 torcedores do Peñarol são presos por vandalismo no Rio
- Da Redação
- 23 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Mais de 200 torcedores do Peñarol foram presos nesta quarta-feira (23) na orla do Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro, por uma confusão generalizada que teve registros de furto, incêndios e confronto direto com a Polícia Militar (PM). As informações são da própria PM. A torcida do clube uruguaio está na cidade para acompanhar a partida contra o Botafogo, pela Copa Libertadores da América, a ser disputada na noite desta quarta-feira, em jogo válido pela semifinal do torneio continental.
Emissoras de televisão registraram imagens dos torcedores uruguaios brigando com pessoas na praia e também vandalizando quiosques. Pelo menos duas motocicletas que estavam estacionadas e um ônibus de turismo que seria da torcida do Peñarol foram mostrados em chamas em maio aos atos de vandalismo dos torcedores.
O confronto durou cerca de uma hora e meia até que reforços da PM e do Corpo de Bombeiros chegassem.
Em nota postada nas redes sociais, a Polícia Militar diz que agentes do Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios faziam policiamento preventivo na região, quando foram alertados do furto de celular em um estabelecimento comercial. O aparelho teria sido encontrado com um dos integrantes do grupo. E o caso foi levado para a 16ª Delegacia de Polícia.
Segundo a PM, os torcedores do clube uruguaio iniciaram a confusão com um grupo de pessoas na praia, fizeram saques, depredaram estabelecimentos comerciais e veículos na região. Uma pistola foi apreendida pelos policiais.
Após a confusão generalizada envolvendo os torcedores do time uruguaio, um grupo de brasileiros saqueou e ateou fogo em um dos ônibus em que os torcedores vieram ao Rio de Janeiro. Assista ao vídeo.
Os cerca de 200 uruguaios detidos foram levados para a Cidade da Polícia, localizada no Jacaré, zona norte, que abriga delegacias especializadas.
O governador Cláudio Castro (PL) afirmou que os torcedores serão autuados e obrigados a deixar o Rio de Janeiro.
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio confirmou que um ônibus foi incendiado na Avenida Lúcio Costa, no Recreio, e que bombeiros foram ao local para controlar o fogo. Sobre a ocorrência, o prefeito Eduardo Paes lembrou ter alertado, algumas vezes, a Polícia Militar que "o local e o modelo trariam esses problemas”.
Jogador uruguaio do Flamengo
Durante a confusão na praia, o jogador Varela, que é uruguaio e atua no Flamengo, foi visto conversando com torcedores do Peñarol no local.
O clube se manifestou sobre vídeos que circulam nas redes sociais e mostram a presença de Varela na praia. "O lateral recebeu a ligação de dois amigos e foi retirá-los da confusão formada na Praia do Recreio. O jogador está a caminho de uma confraternização com elenco e comissão técnica. O assunto está entregue ao VP de futebol, Marcos Braz”, diz nota oficial do clube postada nas redes sociais.
O próprio atleta pediu desculpas e chamou tudo de "mal-entendido": “Estive na Praia do Recreio para resgatar dois amigos que estavam assustados com a confusão. Não participei de nenhum ato de violência. Perdemos contato assim que cheguei ao local. Esperei por 15 minutos e fui abordado por policiais militares que faziam o seu trabalho. Após tudo ser resolvido, me encaminhei para um almoço com os meus companheiros e comissão técnica. Já conversei com o vice-presidente de futebol, Marcos Braz. Peço desculpas pelo mal-entendido e reafirmo o meu compromisso de levar o Flamengo aos títulos!”, escreveu Varela.
Nessa terça-feira (23), o Peñarol havia divulgado recomendações para os torcedores uruguaios que viriam ao país. A nota dizia que reuniões de segurança foram feitas com as autoridades locais e que o ponto de encontro para todos seria na Praia do Pontal, no Recreio. Também diz que a polícia brasileira comunicou que “qualquer torcedor que seja identificado causando desordens” seria “detido imediatamente e deveria pagar o custo dos danos”. O pedido do clube foi para que os torcedores uruguaios tomassem precauções para cuidar de si mesmos e também do clube.
Com informações da Agência Brasil e Sputnik
댓글