top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Mais de 40 países estão dispostos a se juntar ao BRICS

Mais de 40 países pretendem se juntar ao BRICS, e o número desses países está aumentando a cada mês, disse o chefe do Comitê de Assuntos Internacionais do Conselho da Federação Russa (Câmara Alta), Grigory Karasin, durante um briefing.

"Isso mostra que essa forma livre e flexível de interação por meio do BRICS é muito atraente", disse o político.


Ele observou, referindo-se à opinião de outros representantes da associação, que não deve haver pressa em criar uma carta rígida do grupo.


No início de abril, o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, observou que os países que se juntaram ao BRICS em 2024 já estão contribuindo para o trabalho da associação em todas as principais áreas.


Em julho de 2023, o diplomata sul-africano Anil Sooklal, embaixador geral para a Ásia e o BRICS e Sherpa do BRICS na África do Sul, disse que a expansão do BRICS com os países que desejam se juntar ao grupo poderia levar à adesão de mais de 50 países.


O grupo BRICS passou por duas ondas de expansão desde sua fundação em 2006. Em 2011, a África do Sul juntou-se à formação original de Brasil, Rússia, Índia e China e, em agosto de 2023, foram convidados seis novos membros: Argentina, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Posteriormente, a Argentina se recusou a entrar no grupo e os cinco países restantes passaram a fazer parte do grupo a partir de 1º de janeiro de 2024.


Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page