top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Mais de 63 milhões de brasileiros têm contas em atraso


(Reprodução)

Com inflação e taxa de juros nas alturas, mais de 63 milhões de brasileiros estão com dificuldade de pagar dívidas. O número, o maior em oito anos, faz parte de um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito.


De acordo com o levantamento, na comparação com o mês de julho do ano passado o endividamento dos brasileiros subiu 16,5% e o número de pessoas que estão devendo há mais de três meses aumentou quase 40%.


Quase metade das pessoas que não estão conseguindo pagar suas contas tem dívidas de até R$ 1 mil.


As dívidas com os bancos representam 60% do total, enquanto o restante fica com o comércio e as contas de água e luz.


Segundo o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro - em entrevista ao Jornal Hoje, da Globo -, a inflação tem sido atualmente o principal agente causador dessa inadimplência.


Pellizzaro explica que "o orçamento livre das pessoas, aquele orçamento fora a parte essencial que é aluguel, alimento, energia, transporte, escola, farmácia, aquela parte livre foi corroída, foi praticamente eliminada do orçamento das famílias, deixando muito pouco recurso para honrar os pagamentos que haviam sido feitos sob outro cenário”.


Há onze meses o brasileiro convive com inflação (anual) acima de dois dígitos - superior a 10%. É o período mais longo desde 2003 com a inflação nesse patamar.


No início de agosto, o Banco Central elevou a taxa básica de juros pela décima segunda vez consecutiva e já atinge 13,75% (ao ano). Desde o primeiro aumento, em março de 2021, a taxa já subiu 11,75 pontos percentuais, o maior choque de juros desde 1999.

Yorumlar


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page